Sistema de Apoio ao Gerenciamento de Configuração dos Laboratórios de Informática do IFSul Campus Charqueadas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.17-27.1609Palavras-chave:
Gerenciamento dos Serviços de Tecnologia da Informação, ITIL, Gerenciamento de Configuração, OCS Inventory, Laboratórios de InformáticaResumo
As organizações estão usando cada vez mais a tecnologia diante da competitividade nos mercados em que atuam. Nesse contexto, a indisponibilidade dos serviços ofertados afeta a imagem da organização, além de prejuízos financeiros. A partir de interações realizadas com o setor de Tecnologia da Informação (TI) do IFSul Câmpus Charqueadas, constatou-se que este não possui uma ferramenta automatizada para auxiliar na gestão dos laboratórios de informática, tornando as rotinas de manutenção preventiva e corretiva propensas a falhas humanas, por serem tratadas manualmente. Sendo assim, o objetivo deste projeto e desenvolver um sistema Web de apoio a Gestão de TI para os laboratórios de Informática da instituição, que atualmente são 12 laboratórios, totalizando 220 computadores, que atendem aproximadamente 1000 alunos de nível médio, técnico, superior, pós-graduação e mestrado. A metodologia para este trabalho envolveu atividades como o estudo dos padrões e melhores práticas relacionados à gestão de TI, tendo como base teórica o capítulo de Gerenciamento de Configuração do Information Technology Infrastructure Library (ITIL), além de reuniões para levantamento de requisitos junto a equipe de TI para investigação de ferramentas de suporte ao desenvolvimento da solução proposta, implementação de uma prova de conceito, e validação dos testes. A solução proposta dispõe de dois módulos principais: (i) o modulo automatizado que utiliza à ferramenta Open-Source intitulada como Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory), responsável por fazer a coleta e armazenamento das informações dos computadores; (ii) e o módulo Web capaz de ler a base de dados gerada pelo OCS, oferecendo um conjunto de funcionalidades que auxiliam a equipe de TI na visualização de informações e no suporte a tomada de decisões, como relatórios de hardware, software, notificações e representação gráfica dos laboratórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.