L’esperienza della psicologia russa tra Freud e la psicanalisi
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.297-304.1562Palavras-chave:
Psicologia, Comportamento, Consciência, Pavlov, Condicionado, Freud, Inconsciente, Vygotskij, Escola cultural histórica na Rússia, Makarenko, Educação, Revolução.Resumo
Em uma reunião memorial para o 1º Centenário da Revolução Russa de 1917, considerando o desenvolvimento da psicologia científica ao longo do século XX, observa que uma primeira definição dessa corrente foi disseminada globalmente em termos de uma ciência do comportamento considerado este como o único objeto observável, não dá conta dos processos cognitivos e emocionais mais elevados do homem, resultando num reducionismo. A única menção de consciência foi proposta por Vygotsky na Rússia Revolucionária. A natureza é a fonte geral de vida dos organismos em geral. Mas a educação é a única fonte que dá fundamento à explicação da antropogênese, e mantém Vygotsky e outros colegas, entre os quais o pedagogo russo Blonsky e o educador de Ucraine Makarenko. Observando a economia da maioria dos países do mundo, os dados estatísticos evidenciam uma tendência geral comum, que consiste em subtrair o apoio econômico de instituições pertencentes à educação. Uma pergunta é levantada pela A. Uma revolução socioeconômica deveria ser necessária novamente para atingir o verdadeiro significado dessa atividade seminal?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença