“Bactérias do Bem” A Ação dos Seres Decompositores no Processo Natural de Reciclagem da Matéria Orgânica

Autores

  • Eliane Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.605

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido pela turma de Educação Infantil da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII com o objetivo de promover uma análise crítica e transformadora perante as questões ambientais que povoam as mídias e o cotidiano das crianças. Buscou-se, através de uma maneira bastante lúdica, despertar nos alunos o interesse por seres até então desconhecidos e identificar, em sua forma de vida, uma importante contribuição no processamento da matéria orgânica e, consequentemente, no enriquecimento do solo. Em uma primeira etapa do trabalho, os alunos assistiram apresentações orais e projeções em PowerPoint sobre a vida das bactérias. Observaram seres patogênicos, reconhecendo a necessidade de combatê-los, mas também identificaram os seres decompositores e sua indispensável tarefa de transformar resíduos e sobras em eficientes nutrientes orgânicos. Nas atividades práticas, foi construída na sala uma “minicomposteira” com o intuito de observar as alterações causadas pelas bactérias durante o processo, como transpiração, aumento de temperatura, eliminação de líquido (chorume), entre outras. Também foi elaborado um pequeno plantio de temperos utilizando-se restos de folhas e cascas, como “adubo”, nos canteiros.
Os resultados obtidos superaram as expectativas iniciais, que se
resumiam apenas em conhecer os responsáveis pelo ciclo da matéria orgânica e estudar seu meio de vida. O trabalho gerou mudanças de hábitos nas crianças, desde a forma de alimentação, já que passaram a consumir frutas e vegetais antes recusados, até mudanças de atitudes, ao reconhecerem que cabe a nós colaborarmos para que a natureza continue fazendo o que sempre fez antes das intervenções humanas: “sustentar-se” e permitir que a vida aconteça.

Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

Teixeira, E. (2012). “Bactérias do Bem” A Ação dos Seres Decompositores no Processo Natural de Reciclagem da Matéria Orgânica. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%p.605

Edição

Seção

Artigos