“Bactérias do Bem” A Ação dos Seres Decompositores no Processo Natural de Reciclagem da Matéria Orgânica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.605Abstract
O presente trabalho foi desenvolvido pela turma de Educação Infantil daEscola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII com o objetivo de promover uma análise crítica e transformadora perante as questões ambientais que povoam as mídias e o cotidiano das crianças. Buscou-se, através de uma maneira bastante lúdica, despertar nos alunos o interesse por seres até então desconhecidos e identificar, em sua forma de vida, uma importante contribuição no processamento da matéria orgânica e, consequentemente, no enriquecimento do solo. Em uma primeira etapa do trabalho, os alunos assistiram apresentações orais e projeções em PowerPoint sobre a vida das bactérias. Observaram seres patogênicos, reconhecendo a necessidade de combatê-los, mas também identificaram os seres decompositores e sua indispensável tarefa de transformar resíduos e sobras em eficientes nutrientes orgânicos. Nas atividades práticas, foi construída na sala uma “minicomposteira” com o intuito de observar as alterações causadas pelas bactérias durante o processo, como transpiração, aumento de temperatura, eliminação de líquido (chorume), entre outras. Também foi elaborado um pequeno plantio de temperos utilizando-se restos de folhas e cascas, como “adubo”, nos canteiros.
Os resultados obtidos superaram as expectativas iniciais, que se
resumiam apenas em conhecer os responsáveis pelo ciclo da matéria orgânica e estudar seu meio de vida. O trabalho gerou mudanças de hábitos nas crianças, desde a forma de alimentação, já que passaram a consumir frutas e vegetais antes recusados, até mudanças de atitudes, ao reconhecerem que cabe a nós colaborarmos para que a natureza continue fazendo o que sempre fez antes das intervenções humanas: “sustentar-se” e permitir que a vida aconteça.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.