“Bactérias do Bem” A Ação dos Seres Decompositores no Processo Natural de Reciclagem da Matéria Orgânica
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.605Resumen
O presente trabalho foi desenvolvido pela turma de Educação Infantil daEscola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII com o objetivo de promover uma análise crítica e transformadora perante as questões ambientais que povoam as mídias e o cotidiano das crianças. Buscou-se, através de uma maneira bastante lúdica, despertar nos alunos o interesse por seres até então desconhecidos e identificar, em sua forma de vida, uma importante contribuição no processamento da matéria orgânica e, consequentemente, no enriquecimento do solo. Em uma primeira etapa do trabalho, os alunos assistiram apresentações orais e projeções em PowerPoint sobre a vida das bactérias. Observaram seres patogênicos, reconhecendo a necessidade de combatê-los, mas também identificaram os seres decompositores e sua indispensável tarefa de transformar resíduos e sobras em eficientes nutrientes orgânicos. Nas atividades práticas, foi construída na sala uma “minicomposteira” com o intuito de observar as alterações causadas pelas bactérias durante o processo, como transpiração, aumento de temperatura, eliminação de líquido (chorume), entre outras. Também foi elaborado um pequeno plantio de temperos utilizando-se restos de folhas e cascas, como “adubo”, nos canteiros.
Os resultados obtidos superaram as expectativas iniciais, que se
resumiam apenas em conhecer os responsáveis pelo ciclo da matéria orgânica e estudar seu meio de vida. O trabalho gerou mudanças de hábitos nas crianças, desde a forma de alimentação, já que passaram a consumir frutas e vegetais antes recusados, até mudanças de atitudes, ao reconhecerem que cabe a nós colaborarmos para que a natureza continue fazendo o que sempre fez antes das intervenções humanas: “sustentar-se” e permitir que a vida aconteça.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.