APRENDIZAGEM EM REDE MEDIADAS POR CULTURAS: BRASIL E MOÇAMBIQUE

Autores

  • Rosária Ilgenfritz Sperotto
  • Maria Simone Debacco
  • Xavier Justino Muianga
  • Katia Denise Costa

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.520

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados preliminares do primeiro ano do programa pró-mobilidade internacional intitulado Tecnologias Educacionais Digitais: Cooperação Transnacional e Interinstitucional na Produção de Conhecimentos em Educação e Formação de Professores – TEDUCA, financiado pela CAPES/AULP, iniciado em 2013, envolvendo ações de ensino, pesquisa entre as instituições de mobilidade de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) do Brasil e da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique. Entre os impactos dessa mobilidade internacional, já observa-se a melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão  da Faculdade de Educação (FaE) da UFPel e da Faculdade de Educação (FACED) da UEM, assim como o aprimoramento na formação de professores e suas respectivas práticas educativas, em especial no uso das Tecnologias de Educacionais Digitais. Essas tecnologias oferecem oportunidades sem precedentes para melhorar a qualidade, acessibilidade e equidade da educação. Entre os resultados preliminares deste programa aponta-se a produção e publicação de artigos científicos produzidos pelos alunos e professores envolvidos no projeto. Os estudantes cursaram disciplinas e tiveram os créditos reconhecidos pelas duas instituições, outros  coletaram dados para suas teses de doutoramento e trabalhos de conclusão de curso da graduação, além da Realização de um diagnóstico sobre o uso das Tecnologias Educacionais Digitais na FAE/UFPel e FACED/UEM.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Sperotto, R. I., Debacco, M. S., Muianga, X. J., & Costa, K. D. (2017). APRENDIZAGEM EM REDE MEDIADAS POR CULTURAS: BRASIL E MOÇAMBIQUE. Revista Educar Mais, 1(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%p.520

Edição

Seção

Artigos