A formação continuada potencializadora do antirracismo: metodologias ativas uma atitude de insubordinação criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3079

Palavras-chave:

Crime silencioso, Combate ao racismo, Insubordinação, Metodologias ativas, Formação docente

Resumo

O antirracismo é um movimento regulado pela Lei nº 10.639/03 no contexto da educação brasileira, todavia requer esforços para uma prática contínua e efetiva. O estudo versa sobre a necessidade de realizar cursos de formação continuada para potencializar essas ações. O racismo é um crime silencioso, com uma tímida atenção no mês de novembro, nos espaços educacionais. Aponta por objetivo geral identificar a necessidade de formação continuada para fins de efetivar o combate ao antirracismo nas escolas. Pretende problematizar os mecanismos de sujeição e de silenciamentos presentes em práticas de antirracismo no contexto educacional.  O artigo procura, além de refletir sobre a prática de mudez para com situações de racismo, analisar e propor práticas de formação docente pautadas por ações de insubordinação criativa. Quanto ao método: é um estudo bibliográfico, do tipo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa.  O leitor vai encontrar elementos a se considerar no processo de educação continuada, a partir de uma metodologia ativa, conhecida por Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).

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Biografia do Autor

Adriana Mello Almeida Martins, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Mestranda Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da rede municipal de Bagé/RS - Brasil.

Maria Simone Debacco, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação, Licenciada em Pedagogia, Doutora em Educação, msdebacco@gmail.com

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Martins, . A. M. A., & Debacco, M. S. . (2023). A formação continuada potencializadora do antirracismo: metodologias ativas uma atitude de insubordinação criativa . Revista Educar Mais, 7, 233–241. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3079

Edição

Seção

Artigos