Estratégias de ensino e aprendizagem no Ensino Superior: possibilidades para o curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2269

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino Superior, Educação, Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Resumo

A temática de ensino e aprendizagem alcança patamares para além da Educação Básica e dos ambientes escolarizados. Este artigo foi produzido a partir da disciplina de Estratégias de Ensino e Aprendizagem oferecida no formato de Mobilidade Internacional Virtual pela Universidad Nacional Costa Rica (UNA-CR) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT/UFOP). Aqui apresentamos uma análise da disciplina de Introdução à Educação do curso de Pedagogia da UFOP em um estudo qualitativo que contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, procurou estabelecer pontes com dados históricos do curso e fundamentar essas interlocuções na literatura específica da área de formação de professores, nos documentos legais e na Matriz curricular. Os resultados foram analisados a luz da teoria cientifica a partir de autores como Anastasiou e Alves (2012), Beraza (2011), Freire (1996), Santos (2008) e Libâneo (2002 e 2017). Percebe-se que as estratégias são essenciais no processo educacional e que para cada disciplina e turma há contextos diferentes nas quais as estratégias precisam ser pensadas de forma linear.

Biografia do Autor

Leidelaine Sérgio Perucci, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Aluna do curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). É especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2019-2020). Possui formação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014-2018). Professora do Ensino Fundamental I na escola Adjetivo CETEP em Mariana/MG e membra do Comitê Central de Enfrentamento ao Coronavirus (COVID-19) do IFMG-OP representando o GT de Ensino.

Elaine Gonçalo Bento, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista CAPES. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola -NESFE/UFOP e do Grupo de pesquisa Estratégias Didático-Pedagógicas Voltadas ao Estudante-Trabalhador-EDIPET/IF Sudeste MG.

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Perucci, L. S., & Bento, E. G. (2021). Estratégias de ensino e aprendizagem no Ensino Superior: possibilidades para o curso de Pedagogia. Revista Educar Mais, 5(2), 414-424. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2269

Edição

Seção

Artigos