Estratégias de ensino e aprendizagem no Ensino Superior: possibilidades para o curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2269

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino Superior, Educação, Estratégias de Ensino e Aprendizagem

Resumo

A temática de ensino e aprendizagem alcança patamares para além da Educação Básica e dos ambientes escolarizados. Este artigo foi produzido a partir da disciplina de Estratégias de Ensino e Aprendizagem oferecida no formato de Mobilidade Internacional Virtual pela Universidad Nacional Costa Rica (UNA-CR) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGEDMAT/UFOP). Aqui apresentamos uma análise da disciplina de Introdução à Educação do curso de Pedagogia da UFOP em um estudo qualitativo que contemplou a pesquisa bibliográfica e documental, procurou estabelecer pontes com dados históricos do curso e fundamentar essas interlocuções na literatura específica da área de formação de professores, nos documentos legais e na Matriz curricular. Os resultados foram analisados a luz da teoria cientifica a partir de autores como Anastasiou e Alves (2012), Beraza (2011), Freire (1996), Santos (2008) e Libâneo (2002 e 2017). Percebe-se que as estratégias são essenciais no processo educacional e que para cada disciplina e turma há contextos diferentes nas quais as estratégias precisam ser pensadas de forma linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidelaine Sérgio Perucci, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Aluna do curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). É especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes (2019-2020). Possui formação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014-2018). Professora do Ensino Fundamental I na escola Adjetivo CETEP em Mariana/MG e membra do Comitê Central de Enfrentamento ao Coronavirus (COVID-19) do IFMG-OP representando o GT de Ensino.

Elaine Gonçalo Bento, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bolsista CAPES. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade. Pós-graduanda em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto (IFMG-OP). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola -NESFE/UFOP e do Grupo de pesquisa Estratégias Didático-Pedagógicas Voltadas ao Estudante-Trabalhador-EDIPET/IF Sudeste MG.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Univille,2012. 145 p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura,2006. Disponível em: Recuperado no dia 01 de novembro de 2020 em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.Acesso em: 01 de nov.2020.

BERAZA, Miguel Zabalza. Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual. Perspectiva, Florianópolis, v.29, n.2, p.387-416, jul./dez.2011.

BRITO, Rosa Mendonça de. Breve Histórico do Curso de Pedagogia no Brasil. Revista eletrônica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas-FACED, v.1, n.1,2006.

COFFERRI, Fernanda Fátima; NOGARO, Arnaldo. Competências do Pedagogo como Educador Social: promovendo o desenvolvimento psicossocial do ser humano. Perspectiva Erechim, v.34 n.128, p. 7-21,2010.

DÍAZ-BARRIGA, Ángel. Currículum. Tensiones conceptuales y prácticas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México: Mc Graw-Hill, v. 5, n.2,2003.

ESTRADA, Ortega Federico; BACA, Velia Terrazas. Estratégias didáticas associadas à aprendizagem baseada em competência em uma instituição de ensino superior. Trabalho apresentado no XI Congresso Nacional de Pesquisa Educacional/ 14. [online] . Prácticas Educativas en Espacios Escolares / Ponencia, n.d. Disponível em: http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v11/docs/area_14/1434.pdf. Acesso em: 01 de nov.2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de pedagogia. Em: Pimenta, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez,2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017.

SANTOS, Júlio César Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação,2008.

VELASCO, Antônio José ; GONZÁLEZ, Leonor Alonso de. Sobre a teoria da educação dialógica. Educere,v.12,n.42, Meridade,2008.

Downloads

Publicado

2021-02-16

Como Citar

Perucci, L. S., & Bento, E. G. (2021). Estratégias de ensino e aprendizagem no Ensino Superior: possibilidades para o curso de Pedagogia. Revista Educar Mais, 5(2), 414–424. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2269

Edição

Seção

Artigos