Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2163

Palavras-chave:

Matemática;, Engenharia, E-learning, Sistemas Tutores Inteligentes, Chatbots

Resumo

Encontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la.

Biografia do Autor

Francielli Freitas Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre no Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) também pela UFSC. Na graduação, participou do projeto de extensão para criação do Totem digital para o museu histórico de Araranguá, realizado pelo Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade, foi monitora da disciplina de Sistemas multimídia I e estagiaria bolsista no Departamento de Computação. Foi presidente do Centro Acadêmico livre de Tecnologias da Informação durante 1 ano, e uma das idealizadoras da Semana Acadêmica do curso, além de participar de projetos culturais. Participou da organização de eventos como Midcon, SlatJogos e da competição EducaEnem, Nos últimos anos, foi bolsista capes no PPGTIC e trabalhou em projetos de pesquisa e extensão do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTEC), tanto no desenvolvimento de ferramentas inteligentes para ensino e aprendizagem quanto na capacitação dos professores em utiliza-las, estagiou como auxiliar docente na disciplina de Inteligência Artificial I do curso de Engenharia da Computação. É voluntária nos projetos CodeClub e Meninas Digitais para ensino de programação a alunos do ensino médio. Áreas de interesse: Inteligência Artificial, Jogos Digitais, Interface Humano-Computador, Engenharia de Software,programação e teorias computacionais. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8436-7835

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora e onde atua como docente e desenvolvendo pesquisa em mundos virtuais imersivos, aprendizagem experiencial, metodologias ativas e mobile learning. Desenvolve também atividade de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gerência de Redes de Computadores.

Rosa Maria Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990) e Pós Doutorado: em Cognitive Science na Universidade de Leeds, UK (1997) e na Universidade Joseph Universitè Joseph Fourier, Grenoble França (2011). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Instituto de Informática da UFRGS (INF) e também coordenadora da Cátedra UNESCO em Tecnologias de Comunicação e Informação na Educação, desde 2010. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada à Educação atuando principalmente, nos seguintes temas: sistemas tutores inteligentes, sistemas multiagentes, e Lógica para a Computação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9529-3376

 

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

Freitas Moro, F., Rockenbach Tarouco, L. M. ., & Maria Vicari, R. (2021). Proposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learning. Revista Educar Mais, 5(2), 249-260. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2163

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Artigos