Fracasso escolar e evasão no Ensino Médio no Brasil: estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.379-393.1823

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Abandono escolar, Jovens.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal realizar uma revisão (estado do conhecimento) sobre a evasão escolar no Ensino Médio no Brasil, tendo como ênfase o fracasso escolar, de modo a compreender as principais variáveis e aspectos relacionados ao abandono por parte dos alunos deste ciclo na formação básica da escolarização. Foram selecionados artigos nacionais da base de dados Capes Periódicos considerando a última década, utilizando a combinação dos descritores “evasão escolar” e “ensino médio”. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados principais evidenciaram que a evasão escolar ocorre, na maioria das vezes, por causa da vulnerabilidade social, falta de adequação das propostas pedagógicas à realidade dos estudantes, ausência de políticas públicas e trabalho precoce.

Biografia do Autor

João Carlos de Souza Nascimento, Universidade Ibirapuera

Mestrando em Educação na Universidade Ibirapuera.

Edileuza Knupp Nascimento, Universidade Ibirapuera

Mestranda em Educação na Universidade Ibirapuera.

Daniela Beatriz Pires Camargo, Universidade Ibirapuera

Mestranda em Educação na Universidade Ibirapuera.

Tiago Esteves da Silva, Universidade Ibirapuera

Mestrando em Educação na Universidade Ibirapuera.

Tiago Dias Ferracioli Azevedo, Universidade Ibirapuera

Mestrando em Educação na Universidade Ibirapuera.

Carolina Ferreira Barros Klumpp, Universidade Ibirapuera

Doutora em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO-Brasil, com estágio doutoral na FPCE da Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente é professora permanente do Programa de Stricto Sensu (Mestrado) em Educação da Universidade Ibirapuera.

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Nascimento, J. C. de S., Nascimento, E. K., Camargo, D. B. P., da Silva, T. E., Azevedo, T. D. F., & Klumpp, C. F. B. (2020). Fracasso escolar e evasão no Ensino Médio no Brasil: estado do conhecimento. Revista Educar Mais, 4(2), 379-393. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.379-393.1823

Edição

Seção

Artigos