L’esperienza della psicologia russa tra Freud e la psicanalisi
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.297-304.1562Palavras-chave:
Psicologia, Comportamento, Consciência, Pavlov, Condicionado, Freud, Inconsciente, Vygotskij, Escola cultural histórica na Rússia, Makarenko, Educação, Revolução.Resumo
Em uma reunião memorial para o 1º Centenário da Revolução Russa de 1917, considerando o desenvolvimento da psicologia científica ao longo do século XX, observa que uma primeira definição dessa corrente foi disseminada globalmente em termos de uma ciência do comportamento considerado este como o único objeto observável, não dá conta dos processos cognitivos e emocionais mais elevados do homem, resultando num reducionismo. A única menção de consciência foi proposta por Vygotsky na Rússia Revolucionária. A natureza é a fonte geral de vida dos organismos em geral. Mas a educação é a única fonte que dá fundamento à explicação da antropogênese, e mantém Vygotsky e outros colegas, entre os quais o pedagogo russo Blonsky e o educador de Ucraine Makarenko. Observando a economia da maioria dos países do mundo, os dados estatísticos evidenciam uma tendência geral comum, que consiste em subtrair o apoio econômico de instituições pertencentes à educação. Uma pergunta é levantada pela A. Uma revolução socioeconômica deveria ser necessária novamente para atingir o verdadeiro significado dessa atividade seminal?
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