Épocas de cultivo para diferentes cultivares de couve Kale
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.607-620.3554Palabras clave:
Brassica oleracea var. Sabellica, folhosa, hortaliça gourmetResumen
A produção de hortaliças diferenciadas, também denominadas atualmente como “gourmet” é uma atividade que pode trazer grande retorno econômico, pois são produtos com grande agregação de valor na comercialização. Dentre as diversas espécies produzidas para esta finalidade está a couve Kale, também chamada de “Couve Toscana”. A disponibilidade de informações técnico/científicas sobre o cultivo de couve Kale no Brasil é limitada, devido a sua recente introdução nos cultivos hortícolas, sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas, sobre várias temáticas importantes, para o sucesso no cultivo dessa hortaliça. O objetivo geral dessa pesquisa foi avaliar o efeito de diferentes épocas de cultivo, para diferentes cultivares de couve Kale, em Chapecó/SC. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 3 (épocas x cultivares). Foram testadas duas épocas de cultivo: época 1- setembro/outubro/novembro, e época 2- fevereiro/março/abril. Foram avaliadas as cultivares: Arizona, Califórnia e Floribela. Foram avaliados: altura de plantas, número de folhas, e área foliar, massa seca de folhas e produtividade. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de variância e comparação de médias por meio do teste de Tukey (p<0,05). Foi possível observar que há influência da época de cultivo em todos os parâmetros avaliados, e que há diferença no desempenho das cultivares. A segunda época de cultivo, embora no outono, teve temperaturas acima da média, que prejudicaram e reduziram o desenvolvimento das plantas; de forma geral, a primeira época de cultivo proporcionou melhores condições refletindo em maior crescimento de plantas e produtividade. A cultivar Floribela, entre as avaliadas, mostrou-se mais produtiva nas condições em que foi realizada essa pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.