Formação Inicial para o Ensino de Ciências: perspectivas de licenciandos imersos em uma proposta interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.50-66.470Keywords:
Formação de professores, Interdisciplinaridade, Ensino de ciênciasAbstract
Este artigo relata uma investigação realizada com os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências na modalidade à distância de uma universidade pública gaúcha. Buscamos entender suas compreensões sobre a proposta de curso interdisciplinar e como constroem suas concepções acerca da interdisciplinaridade a partir da sua vivência no curso. Para isso, acompanhamos ao longo de dois semestres, buscando analisar no discurso dos estudantes a emergência do fenômeno estudado. Para essa análise, fazemos uso da cartografia, o que permitiu avaliar que para os alunos a interdisciplinaridade é percebida como uma comunicação entre especialistas e entre conhecimentos disciplinares envolvidos em uma temática ou eixo central, de modo que possam interagir e enriquecer-se mutuamente. Além disso, percebemos que os alunos investem na missão da qual foram incumbidos: romper com o ensino tradicional disciplinar e utilizar a interdisciplinaridade, na forma de integração dos saberes, como uma estratégia inovadora de ensino.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.