O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Autores

  • Luiz Fernando Mackedanz Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Liane Serra da Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.140-152.392

Palavras-chave:

Integração de conteúdos, Trabalho docente, Formação continuada

Resumo

O atual panorama sobre a disciplina de Ciências aponta para a necessidade de trabalho interdisciplinar e contextualizado, aproximando o conteúdo escolar da realidade dos estudantes. Porém, os docentes responsáveis relatam desconforto com este trabalho, quando são exigidos a lecionar tópicos não relacionados a sua formação inicial, tema investigado neste trabalho, sobretudo quanto ao discurso de interdisciplinaridade. A partir da Análise Temática, mostramos que os próprios docentes apontam a necessidade de formação continuada voltada para a realidade escolar, a partir de suas vivências. Além disso, percebemos a necessidade de reforços quanto ao conteúdo para ministrar todos os elementos da disciplina de Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Matemática, Estatística e Física
Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Liane Serra da Rosa, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola Municipal Cidade do Rio Grande

Secretaria Municipal da Educação

Rio Grande - RS

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Publicado

2016-11-11

Como Citar

Mackedanz, L. F., & da Rosa, L. S. (2016). O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Revista Thema, 13(3), 140-152. https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.140-152.392

Edição

Seção

Ciências Humanas

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