O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Autores

  • Luiz Fernando Mackedanz Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Liane Serra da Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.140-152.392

Palavras-chave:

Integração de conteúdos, Trabalho docente, Formação continuada

Resumo

O atual panorama sobre a disciplina de Ciências aponta para a necessidade de trabalho interdisciplinar e contextualizado, aproximando o conteúdo escolar da realidade dos estudantes. Porém, os docentes responsáveis relatam desconforto com este trabalho, quando são exigidos a lecionar tópicos não relacionados a sua formação inicial, tema investigado neste trabalho, sobretudo quanto ao discurso de interdisciplinaridade. A partir da Análise Temática, mostramos que os próprios docentes apontam a necessidade de formação continuada voltada para a realidade escolar, a partir de suas vivências. Além disso, percebemos a necessidade de reforços quanto ao conteúdo para ministrar todos os elementos da disciplina de Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Matemática, Estatística e Física
Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Liane Serra da Rosa, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola Municipal Cidade do Rio Grande

Secretaria Municipal da Educação

Rio Grande - RS

Downloads

Publicado

2016-11-11

Como Citar

MACKEDANZ, L. F.; DA ROSA, L. S. O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 140–152, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.140-152.392. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/392. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas