Análise de possíveis influenciadores do nível de Proficiência Científica de egressos do Ensino Médio ao interpretar a Física do Trânsito
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.619-643.1324Palavras-chave:
Física aplicada ao trânsito, Alfabetização Científica, Pesquisa quantitativa, Proficiência Científica.Resumo
Todos fazemos parte do trânsito, seja na função de condutor, passageiro, seja na de pedestre. Esse tema é rico em situações que podem ser analisadas sob a ótica da Física. Compreender as relações entre Física e Trânsito, além de possuir um grande potencial problematizador dentro do Ensino de Física, pode levar a desenvolver nos cidadãos uma cultura de cuidado e responsabilidade. Além disso, por ser um contexto presente no cotidiano da maioria, acredita-se que a temática possa servir de meio para verificar se os alunos conseguem transpor os saberes supostamente estudados no Ensino Médio a um contexto específico no qual esses conhecimentos encontram-se aplicados. A presente pesquisa buscou averiguar se egressos do Ensino Médio com diferentes características socioeconômicas demonstram desempenhos semelhantes ou diferentes em dois testes: um para medir o nível de Alfabetização Científica e outro para verificar suas habilidades de relacionar a Física escolar com o cotidiano do trânsito. Nossas conclusões remetem à defesa da importância de considerar os conhecimentos prévios, assim como da utilização de situações cotidianas como objetos de contextualização e problematização das aulas de Física.
Palavras-chave: Física aplicada ao trânsito; alfabetização científica; pesquisa quantitativa; proficiência científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.