Análise de possíveis influenciadores do nível de Proficiência Científica de egressos do Ensino Médio ao interpretar a Física do Trânsito
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.619-643.1324Palabras clave:
Física aplicada ao trânsito, Alfabetização Científica, Pesquisa quantitativa, Proficiência Científica.Resumen
Todos fazemos parte do trânsito, seja na função de condutor, passageiro, seja na de pedestre. Esse tema é rico em situações que podem ser analisadas sob a ótica da Física. Compreender as relações entre Física e Trânsito, além de possuir um grande potencial problematizador dentro do Ensino de Física, pode levar a desenvolver nos cidadãos uma cultura de cuidado e responsabilidade. Além disso, por ser um contexto presente no cotidiano da maioria, acredita-se que a temática possa servir de meio para verificar se os alunos conseguem transpor os saberes supostamente estudados no Ensino Médio a um contexto específico no qual esses conhecimentos encontram-se aplicados. A presente pesquisa buscou averiguar se egressos do Ensino Médio com diferentes características socioeconômicas demonstram desempenhos semelhantes ou diferentes em dois testes: um para medir o nível de Alfabetização Científica e outro para verificar suas habilidades de relacionar a Física escolar com o cotidiano do trânsito. Nossas conclusões remetem à defesa da importância de considerar os conhecimentos prévios, assim como da utilização de situações cotidianas como objetos de contextualização e problematização das aulas de Física.
Palavras-chave: Física aplicada ao trânsito; alfabetização científica; pesquisa quantitativa; proficiência científica.
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