Percepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a relação entre Projeto Pedagógico e formação inicial

Autores

  • Luiz Fernando Mackedanz Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-0138-0119
  • Rejane Sperling Sell Mackedanz Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.467-485.1314

Palavras-chave:

Formação docente, prática de ensino, autonomia.

Resumo

Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental constituem-se em um espaço que exige uma grande gama de conhecimentos docentes diferentes. Por esse motivo, é importante que a formação inicial esteja em sintonia com a prática no espaço escolar. Neste trabalho, buscamos encontrar intersecções entre os conhecimentos teóricos e práticos, através de uma entrevista exploratória com professoras em serviço em uma escola privada, confessional. A investigação parte de uma pesquisa que visa realizar uma leitura cruzada entre as propostas descritas no Projeto Político Pedagógico da escola e o perfil do professor mediante as ações educativas provenientes de sua formação pedagógica e de sua experiência profissional. Através da análise temática das entrevistas, percebemos a adaptação dos conhecimentos das professoras ao que a escola apresenta como proposta pedagógica. Além disso, também identificamos que os saberes docentes oriundos da prática dominam a atuação, sendo considerados como determinantes para tal adaptação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Matemática, Estatística e Física
Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Rejane Sperling Sell Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciatura em Pedagogia - UCPel

Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano - Uniasselvi

MBA em Gestão de Pessoas - Fundação Getúlio Vargas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - FURG

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

MACKEDANZ, L. F.; MACKEDANZ, R. S. S. Percepção de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a relação entre Projeto Pedagógico e formação inicial. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 467–485, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.467-485.1314. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1314. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.