O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Authors

  • Luiz Fernando Mackedanz Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Liane Serra da Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.140-152.392

Keywords:

Integração de conteúdos, Trabalho docente, Formação continuada

Abstract

O atual panorama sobre a disciplina de Ciências aponta para a necessidade de trabalho interdisciplinar e contextualizado, aproximando o conteúdo escolar da realidade dos estudantes. Porém, os docentes responsáveis relatam desconforto com este trabalho, quando são exigidos a lecionar tópicos não relacionados a sua formação inicial, tema investigado neste trabalho, sobretudo quanto ao discurso de interdisciplinaridade. A partir da Análise Temática, mostramos que os próprios docentes apontam a necessidade de formação continuada voltada para a realidade escolar, a partir de suas vivências. Além disso, percebemos a necessidade de reforços quanto ao conteúdo para ministrar todos os elementos da disciplina de Ciências Naturais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Fernando Mackedanz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Instituto de Matemática, Estatística e Física Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Matemática, Estatística e Física
Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Liane Serra da Rosa, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola Municipal Cidade do Rio Grande

Secretaria Municipal da Educação

Rio Grande - RS

Published

2016-11-11

How to Cite

MACKEDANZ, L. F.; DA ROSA, L. S. O discurso da interdisciplinaridade e as Impressões docentes sobre o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 3, p. 140–152, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.140-152.392. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/392. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas