ÁLCOOL E DIREÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.712Resumo
O álcool é uma substância psicoativa que pode alterar percepções e comportamentos, aumenta a agressividade e diminui a atenção. Estima-se que no mundo dois bilhões de pessoas sejam consumidoras de bebidas alcoólicas e já é de consenso que o uso de álcool está relacionado com vários tipos de violência, incluindo os acidentes de trânsitos. O objetivo deste projeto foi conscientizar os adolescentes dos malefícios do álcool e direção. O Instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, contendo quatro questões pertinentes ao assunto. Depois de realizado a coleta de dados, resolveu-se trazer para a escola um palestrante- psicólogo do CAPS para explanar sobre o álcool e direção. Buscou-se trabalhar com jornais, internet, vídeos e elaboração de folder para distribuir na escola e aos motoristas do transporte escolar. Nos resultados pode-se constatar que os jovens estão cada vez mais precoces a ingerir bebidas alcoólicas, sem perceberem o malefício que estão causando em seu organismo. Com esses resultados os educandos tiveram a idéia sobre a divulgação da frase “ Se beber não dirija”. Em cardápios de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Levaram o projeto aos vereadores que gostaram da idéia que deverá atingir toda a população na participação da campanha. Se sancionada, a lei obrigará cardápios de estabelecimentos a divulgarem esta frase. Apesar de existirem várias campanhas institucionais e de publicitárias alertando para os perigos de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, nunca será demais incluir todas as chamadas sociais na participação desta campanha. É necessário à sociedade se envolver em um processo de educação e conscientização dos cidadãos para um assunto de extrema importância que é o álcool e direção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.