Educação Fiscal: Intercâmbio Brasil e Uruguai/Livramento e Rivera
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.656Resumo
A finalidade do presente projeto é realizar intercâmbios entre Livramentoe Rivera (Brasil e Uruguai) em relação ao saneamento básico (DAE, AES Sul e OI e UTE e OSE), principalmente nos aspectos de arrecadação de impostos – IVA, ISS e ICMS, serviços prestados aos cidadãos, estrutura e funcionamento das empresas. Os principais objetivos do trabalho são: ler e interpretar textos relacionados ao tema; elaborar textos dissertativos sobre o tema; justificar os principais impostos pagos em Livramento e Rivera; construir gráficos comparativos; implantar coleta de notas fiscais na escola; doar os cupons fiscais à conferência São Vicente de Paulo; conhecer o CDC (Código Brasileiro de Defesa do Consumidor); visitar os serviços públicos DAE, AES Sul, Oi, OSE e UTE; realizar as conversões das moedas (dólar/real, real/peso uruguaio, peso uruguaio/real); localizar em mapas o município de Livramento e o Departamento de Rivera; conhecer os impostos cobrados pelos serviços públicos entre os dois países; ler e interpretar histórias em quadrinhos sobre educação fiscal; confecção de faixas, cartazes, painéis e edição especial do Jornal Educação Fiscal; conhecer conceito de saneamento básico, desperdício e doenças provocadas pela falta dos mesmos. A metodologia utilizada no respectivo projeto foi a interdisciplinaridade, através de tema gerador envolvendo todas as áreas do conhecimento. O resultado esperado foi satisfatório, pois os alunos envolvidos no projeto conseguiram realizar uma análise crítica sobre os serviços públicos oferecidos por ambas as cidades, bem como compreenderam a importância da arrecadação de impostos para promover o bem comum, proporcionando os meios necessários para que os cidadãos possam realizar suas aspirações e ter uma vida digna em sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.