Cuidado Com Que Você Come: Entre A Gula E O Alimento
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.591Resumo
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Maria Firmina Simon,localizada na zona urbana de Canguçu, atende alunos de bairros carentes. O projeto surgiu de uma inquietação após a observação da ingestão de vários produtos industrializados nos períodos de aula, recreio e saída da escola, ou seja, o que nossos alunos estão comendo antes de virem para escola? O que estão priorizando nos períodos de aula? Estão valorizando a merenda escolar? Assim surgiu uma pesquisa junto às turmas dos anos finais, com duas perguntas: O que você come antes de vir para escola? O que come durante o período escolar? Os dados foram sistematizados e apresentados aos alunos, pais e comunidade, mostrando que muitos estudantes não se alimentam antes de virem e que da mesma forma quase 50% não costumam ir até o refeitório, deixando de utilizar uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, planejada por nutricionista. As alunas do 9º começaram a fazer uma campanha, criaram dois personagens, “GULA” e o “ALIMENTO”, apresentando uma campanha que deu origem a este nome, este trabalho foi apresentado no Cine Teatro municipal, onde a comunidade escolar estava presente. Internamente, houve pesquisa junto à EMATER, Feira Ecológica. Buscamos uma mudança na oferta dos produtos do bar da escola, onde os salgadinhos foram substituídos pelos sanduiches naturais. Buscamos trabalhar projetos
interdisciplinares: a professora de Português elaborou um caderno com
receitas saudáveis e o professor de Educação Física fez uma avaliação de
peso e altura. Presenciamos mudanças nos hábitos alimentares tanto de
alunos como de professores e familiares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.