Reciclando Jornal para a Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.580Resumo
O presente projeto tem por objetivo o reaproveitamento de jornais erevistas, levando em conta o respeito com o meio ambiente e promovendo o aprendizado através do material, produzindo trabalhos artesanais, desenvolvendo a criatividade e o compromisso de transformar o lixo em algo útil e sustentável. Para isso, todo o material arrecadado é transformado em artesanato e vendido para que os lucros sejam revertidos em cestas básicas que são entregues na comunidade carente através da Secretaria de Assistência Social.
Nas áreas de conhecimento, o trabalho com jornal vem despertando a
conscientização dos alunos sobre a importância de arrecadar e selecionar o lixo, suas transformações e o efeito poluente que pode causar se jogado no meio ambiente. Este trabalho ainda oportuniza a inclusão e a socialização, despertando através da linguagem e da escrita o conhecimento de mundo e sua diversidade linguística ao escrever e interpretar. Proporciona, também, a facilidade, através do material concreto, na aprendizagem de cálculos, medidas, figuras geométricas e proporções numa linguagem cotidiana. Além disso, há uma relação entre homem e sociedade na preservação da natureza, reciclando o jornal, que é um documento histórico, em arte, com fins didáticos e sustentáveis, gerando ações transformadoras para o homem e o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.