Um romance com o vestuário: uma cortina aberta para a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1194Palavras-chave:
Integração curricular, Curso Técnico em Vestuário, Literatura, Leitura, Interdisciplinaridade.Resumo
Este trabalho consiste em um projeto interdisciplinar desenvolvido numa turma de Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG). O projeto propõe a reconstituição da totalidade dos conhecimentos da formação básica do ensino médio e da formação técnica, pela interdisciplinaridade dos saberes, tendo a literatura como elemento de articulação do conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem, atendendo a integração curricular prevista na legislação. Para tal, o projeto envolveu a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e as disciplinas técnicas de Modelagem I, Tecnologia do Vestuário I, Desenho de Moda I e História da Moda. O trabalho baseia-se na leitura e análise de romances da literatura brasileira que apresentem personagens femininas, subsidiando o estudo e a compreensão das etapas do processo de produção do vestuário, partindo do estudo da vestimenta da protagonista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.