Autonomous Green: uma proposta de ferramenta pedagógica às crianças como estímulo de interações com a natureza
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%25p.1153Palavras-chave:
Rede de Sensores, Condições Ambientais, MonitoramentoResumo
O desperdício de alimentos atinge um terço de toda comida produzida no mundo, em parte, pela falta de consciência do consumidor final. Neste sentido, o presente artigo propõe estimular a conscientização ambiental ao ensinar as crianças o cultivo e desenvolvimento do próprio alimento. É proposta a criação de um software que permita observar as condições ambientais, como disponibilidade hídrica, temperatura e radiação solar, conectando algo natural como uma planta à Internet das Coisas através do uso de uma rede de sensores. Os valores obtidos pelos sensores podem ser visualizados em um aplicativo que simula as condições ambientais e da vegetação, tornando esse processo mais divertido e útil para fins educacionais. A contribuição esperada é de mudar a atitude das crianças em relação à comida, aumentando seus conhecimentos sobre produção e consumo, a fim de reduzir o desperdício a longo prazo. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com a Coordenadoria de Educação Ambiental de Bagé-RS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença