REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.709Resumen
O tema “A Redução Maioridade Penal” encontra-se em debate na mídia em geral, sendo que, foi aprovado, em primeira votação, no Plenário da Câmara de Deputados. A necessidade de estudar e pesquisar sobre este tema se deu em função de este ser um assunto polêmico e que, atualmente, divide opiniões em nosso país, em nossa cidade, bem como em nosso bairro. Sendo assim, partimos em pesquisa, a fim de formarmos uma opinião e saber o que pensa a nossa comunidade a respeito deste assunto. Jornais, sites, vídeos, entrevistas, questionários e opiniões em geral. Para realizar este trabalho foi feito uma pesquisa bibliográfica e também com a comunidade sobre o tema. Realizamos entrevistas, não só com a comunidade, mas também, com profissionais da área de Direito do município, alunos de escola do interior, alunos de uma escola da zona urbana, professores, funcionários e psicóloga da escola. Assistimos e passamos aos colegas vídeos com o Doutor Dráuzio Varela opinando sobre a redução da Maioridade Penal e de menores infratores falando sobre como eles vivem nas instituições de recuperação. Com a professora de matemática tabulamos os dados e demonstramos os resultados em gráficos. Na disciplina de Geografia pesquisaram-se os países e suas respectivas idades de maioridade penal. Com a professora de português elaboramos os textos e pesquisamos em materiais e reportagens sobre o tema de nosso trabalho. A psicóloga Deize Dom, que trabalha na escola, também nos prestou esclarecimentos sobre o tema. Através deste trabalho percebeu-se o aumento do interesse da comunidade em geral sobre o assunto. Formaram-se opiniões diversas, fazendo com que todos refletissem sobre a importância de estarmos por dentro de um tema polêmico, o qual mudará ou não o destino dos jovens de nosso país. Em vista do que foi realizado, concluiu-se que as pessoas, em sua maioria, não dominavam e/ou não tinham opiniões formadas sobre o tema do trabalho. Notou-se, também, que as respostas a favor da redução da maioridade penal, enviadas por jovens, são intencionalizadas à adquirirem liberdade para fazerem de suas vidas o que quiserem, sem ter noção sobre a seriedade do assunto e sem percepção do que realmente implica ser maior aos 16 anos. E para finalizar, tabulamos que, a maioria das pessoas é a favor da redução da maioridade de penal, tendo como argumento principal o voto aos 16 anos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.