CUIDANDO DO NOSSO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.699Resumen
Visando a conscientização e valorização da saúde bucal, começando já na educação infantil, onde se mostra uma maior capacidade de absorção de informações, são propostas as crianças, neste trabalho, ações educativas e preventivas para que possam incorporar em seus hábitos de vida cuidados relativos ao corpo, alimentação e saúde bucal. As crianças foram organizadas em roda, conversamos sobre como cada uma cuida da sua boca. Após, houve uma palestra com um dentista e as crianças fizeram perguntas. Foi construída uma boca gigante com vidros de shampu, bola de isopor,papel crepom, etc, e um fantoche utilizando caixa de leite, milho branco e restos de lã. As crianças foram levadas até o espelho, e observaram suas bocas, percebendo diferenças e semelhanças. Assistimos a um filme, percebendo modo correto de escovação, nome dos dentes, suas funções. Outra atividade realizada foi um banho em bonecas, aprendemos a forma correta de higiene e cuidados com o corpo, como: como lavar o corpo e cabelos, cortar unhas, pentear cabelo, vestir roupas adequadamente, amarrar o calçado, limpar o nariz (resfriado), etc. Montamos um cartaz com o que faz bem e mal para os dentes e tabelas com os cremes dentais favoritos e itens de higiene e alimentação saudável. Busquei avaliar através da observação direta, acompanhamento diário, da participação e interesse dos alunos, de conversas, participação de todos e se os alunos começaram a mudar seus hábitos diários de alimentação e higiene desenvolvidos no projeto, buscando sempre acompanhar o processo de construção do conhecimento, possibilitando a professora, família e aos alunos repensarem seus hábitos e buscarem novas alternativas. É com grande entusiasmo que todos os colaboradores, participantes diretos e indiretos deste projeto, desejam a continuidade e aperfeiçoamento deste, não só por parte da Escola Vera Maria de Azevedo Moreira, mas também de todos os familiares dos educandos, a fim de que este conhecimento possa ser realmente aproveitado, propiciando a melhoria da higiene do corpo com hábitos saudáveis e consequentemente uma vida melhor.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.