TEU OLHAR, NOSSO OLHAR: APONTANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.686Resumen
O presente projeto vem compartilhar a experiência como educandas do 3° ano do Curso Normal com relação ao ensino-aprendizagem das ciências através da ludicidade. O trabalho tinha o intuito de possibilitar o conhecimento e a interação com o cotidiano da sala de aula; viabilizar a pesquisa, a construção de atividades a partir das observações do que era ensinado-aprendido pelos alunos dos anos iniciais nas aulas de ciências; a construção e registro da aplicação de atividades lúdicas e jogos com os alunos; buscar parcerias com escolas de educação infantil para a implementação do projeto e refletir sobre as práticas pedagógicas ministradas nas aulas de Ciências. Partindo dessas premissas, o trabalho foi constituído de duas observações em cada turma (o critério de participação foi por adesão ao projeto) e entrevistas com as professoras titulares. Após os estudos e análise das observações e entrevistas, o passo seguinte era contribuir com “nosso olhar” para o cotidiano das aulas de ciências a partir de pesquisa e construção de um caderno de sugestões de atividades e jogos de ciências, que foram sugeridas às professoras titulares, como ferramenta para subsidiar a elaboração dos planos de aulas. Em outro momento, foram realizadas intervenções com as turmas construindo assim jogos e atividades, proporcionando tanto a aprendizagem significativa dos alunos quanto auxiliar as práticas pedagógicas das professoras. O projeto também foi expandido às escolas de educação infantil, levando assim a importância de trabalhar de forma diferenciada nessa etapa do desenvolvimento da criança. Numa sociedade tecnológica, não poderíamos deixar de levar em consideração os jogos digitais. Desta forma, fizemos um apanhado de jogos interativos que trabalhassem os conteúdos de ciências para serem utilizados no laboratório de informática. O diário de bordo foi componente essencial no projeto, através dele as alunas puderam se debruçar sobre suas ações e inferir em suas futuras práticas como educadoras. O trabalho desvelou com notoriedade a ideia que é necessário mais que o reconhecimento da importância de jogos no ensino-aprendizagem das ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil, a utilização desse recurso na sala de aula, pois a aprendizagem torna-se prazerosa quando associadas a atividades lúdicas e a práticas pedagógicas inovadoras.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.