Minería de datos educativos: un análisis de los predictores de evasión en la Educación Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4120

Palabras clave:

Minería de datos educativos, Aprendizaje automático, Evasión en la Educación Superior

Resumen

La deserción escolar en la educación superior es un desafío importante para las instituciones educativas, que afecta tanto a los estudiantes como a la sociedad. Este artículo investiga los principales predictores de la deserción académica mediante la aplicación de técnicas de Minería de Datos Educativos (EDM). La investigación utiliza un conjunto de datos de una institución de educación superior, explorando características como rendimiento académico, perfil socioeconómico, compromiso estudiantil, datos familiares, entre otros. Se utilizaron algoritmos de Machine Learning como técnica de Minería de Datos, que además de permitir construir un modelo efectivo para predecir la evasión estudiantil, permitieron identificar los factores más relevantes para predecir la evasión. Los resultados destacan que las variables relacionadas con el rendimiento académico son los principales indicadores de riesgo. Las conclusiones ofrecen ideas que pueden guiar las estrategias institucionales para mitigar las tasas de deserción, promoviendo la retención y el éxito académico.

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Biografía del autor/a

Felipe Silvestri, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Bacharel em Ciência da Computação pelo IFRS campus Ibirubá. Técnico em Informática pelo IFRS campus Ibirubá. Realizou estágio supervisionado em manutenção de computadores. Como bolsista de pesquisa, conduziu um projeto de automação para irrigação automática. Atualmente trabalha na T.I. da Cotribá na parte de infraestrutura de redes.

Vanessa Faria de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de Computação Aplicada, e com ênfase em Engenharia de Software. Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva, com ênfase em Tecnologias Assistivas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É graduada em Sistemas de Informação também pela UENP - Bacharel em Sistemas de Informação e Licenciada em Computação. Também Completou a Licenciatura em Matemática no Programa de Formação Pedagógica, pela UTFPR. Atualmente é docente dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no Campus Ibirubá. Ministra aulas nos Cursos de Ciência da Computação, Técnico em Informática Integrado do Ensino Médio, Licenciatura em Matemática e Especialização em Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. É membro do Grupo de Pesquisa Computação Interdisciplinar Alto Jacuí. Tem interesse nas áreas de Mineração de Dados Educacionais, Learning Analytics, Inteligência Artificial - Machine Learning e Deep Leaning, Sistemas Digitais e Robótica Educacional.

Andrws Vieira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Técnico em Eletrônica pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense(2009). Como pesquisador atuou na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software para Sistemas Embarcados, atuando principalmente nos seguintes temas: métricas de software, análise de desempenho, consumo de energia e estimação de requisitos não funcionais a partir do processo de KDD (Knowledge-Discovery in Databases) utilizando como técnica principal de data mining, análise de regressão. Já foi professor no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter Porto Alegre/RS), no Centro Universitário (FADERGS Porto Alegre/RS ), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão/RS e na Escola Maria Rocha (Santa Maria/RS) no curso técnico de Informática. Também exerceu o cargo e Cientista de Dados no Grupo Voalle (Santa Maria/RS), atuando principalmente como engenheiro de dados e machine learning em tópicos como: processamento de linguagem natural (NLP) e deep learning. Atualmente é professor EBTT no IFRS campus Ibirubá.

Citas

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Publicado

2025-04-05

Cómo citar

Silvestri, F., Faria de Souza, V., & Vieira, A. (2025). Minería de datos educativos: un análisis de los predictores de evasión en la Educación Superior. Educar Mais, 9, 1–23. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4120

Número

Sección

Artículos