La relación del sujeto con la tecnología desde la perspectiva de Freire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3379

Palabras clave:

Tecnología y Educación, Método Paulo Freire, Ciencia, Tecnología y Sociedad

Resumen

El propósito de este artículo es reflexionar, a través de la perspectiva de Freire, el potencial del uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la escuela, contribuyendo a la emancipación y socialización de los sujetos, además de su objetivación. Esta problematización parte de la relación epistemológica entre sujeto y realidad presente en la obra de Freire, dando como resultado el concepto de ruido tecnológico. En este estudio se utilizó una metodología cualitativa, con criterios de análisis del tema propuesto creados después de una investigación bibliográfica y un grupo focal con profesores de escuelas públicas y privadas de la Costa Norte de Rio Grande do Sul. Como resultado, se constató que existe malestar en la relación del sujeto con la tecnología en el ámbito de los espacios escolares, aumentando la necesidad de discutir aspectos relacionados con cuánto la sociedad, en su mayoría, se está beneficiando o no de los avances tecnológicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Ramos

Mestre em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul . Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006), com especialização em Informática para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atua como professor de escola da Prefeitura Municipal de Xangri-Lá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Eucação Fundamental nível 1, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologia.

Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Citas

ARRUDA, D. P. O manejo de recursos audiovisuais na socioeducação. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(2), 47-55.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURILLE, N. et al. A tecnologia como possibilidade de inovação na educação. Revista Educar Mais. Volume 5, Nº 5, 2021.

CASTRO, M., M.; LOURENÇO DE SOUZA, E. A pedagogia da alternância na perspectiva freireana. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 8, 53-66.

COSTA, L. A. C da. A avaliação da aprendizagem no ensino de estruturas: epistemologia, tecnologia e educação a distância. Tese apresentada junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

DIAMANDIS, P. H.; KOTLER, S. Abundância: o futuro é melhor do que você imagina. São Paulo: HSM Editora, 2012.

FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

_________ Educar com a Mídia: novos diálogos sobre educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

_________ Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

HAN, B. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. Disponível em:

https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa. Acesso em: 16 de abril de 2019.

LANIER, J. Bem-Vindo ao futuro: Uma visão humanista sobre o avanço da tecnologia. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A Cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MIOTTO, K. et al. A educação para além da escola: considerações sobre o ato de educar à luz de Paulo Freire. Revista Educar Mais. Volume 6, Nº 1, 2022.

Publicado

2023-07-13

Cómo citar

Ramos, A., & Costa, L. A. C. da. (2023). La relación del sujeto con la tecnología desde la perspectiva de Freire. Educar Mais, 7, 596–605. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3379

Número

Sección

Artículos