The subject's relationship with technology from Freire's perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3379

Keywords:

Technology and Education, Paulo Freire Method, Science, Technology and Society

Abstract

The purpose of this paper is to reflect, through Freire's perspective, the potential of using Information and Communication Technologies (ICT's) at school, contributing to the emancipation and socialization of subjects, in addition to their objectification. This problematization stems from the epistemological relationship between subject and reality present in Freire's work, resulting in the concept of technological noise. A qualitative methodology was used in this study, with analysis criteria for the proposed theme created after bibliographical research and a focus group with teachers from public and private schools on the North Coast of Rio Grande do Sul. As a result, it was found that there is discomfort in the subject's relationship with technology within the scope of school spaces, increasing the need to discuss aspects related to how much society is, for the most part, benefiting or not from technological advances.

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Author Biographies

André Ramos

Mestre em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul . Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006), com especialização em Informática para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atua como professor de escola da Prefeitura Municipal de Xangri-Lá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Eucação Fundamental nível 1, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologia.

Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

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Published

2023-07-13

How to Cite

Ramos, A., & Costa, L. A. C. da. (2023). The subject’s relationship with technology from Freire’s perspective. Educar Mais, 7, 596–605. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3379