La reflexividad como base para el desarrollo profesional docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3091

Palabras clave:

Reflexividad docente;, Aprendizaje;, Desarrollo profesional docente.

Resumen

El presente estudio profundiza las discusiones sobre la enseñanza reflexiva y tiene como objetivo comprender el poder de la reflexividad para el desarrollo profesional docente. Se trata de un ensayo teórico, con enfoque cualitativo, basado en una revisión sistemática de la literatura más relevante sobre el tema. Los autores que orientaron el presente estudio fueron: Alarcão (2001; 2011), Schön (2000), Pérez Gómez (1995), Rausch (2008), Zeichner (2008), Sá-Chaves (2001) y Sadalla y Sá-Chaves (2008). Se evidencia que, a pesar de los desafíos que se le plantean a la práctica docente, es posible convertirse en un docente reflexivo que contribuya al propio crecimiento profesional y al aprendizaje de los estudiantes. La búsqueda de la enseñanza de la reflexividad puede encontrar un camino con muchos desafíos y contratiempos. Sin embargo, en ese conjunto de docentes, escuela, dirección y supervisión, es factible superar este camino y encontrar nuevas formas de brindar una educación a favor del aprendizaje de los estudiantes y del desarrollo profesional docente.

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Biografía del autor/a

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville - Univille

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011) e especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2012), especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (2021) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestranda em Educação na linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente na UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville. Integrante do GETRAFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente da UNIVILLE.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019). Aposentada e professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. Atua como professora visitante, também, no PPGE da FURB e integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANPEd. 

Elzira Maria Bagatin Munhoz, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Graduada em Ciências Biológicas (PUC/PR), professora colaboradora do Programa de Mestrado em Educação e titular na graduação na Univille. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias – GECDOTE e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR.

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Publicado

2023-02-17

Cómo citar

Felippe Oliveira, L. S., Buzzi Rausch, R., & Bagatin Munhoz, E. M. (2023). La reflexividad como base para el desarrollo profesional docente. Educar Mais, 7, 301–312. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3091

Número

Sección

Artículos