Reflexivity as a foundation for teacher professional development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3091

Keywords:

Teaching reflexivity;, Learning;, Professional development.

Abstract

The present study deepens the discussions about teaching reflexivity and aims to understand the power of reflexivity to teacher professional development. This is a theoretical essay, with a qualitative approach, based on a systematic review of the most relevant literature on the subject. The authors who guided the present study were: Alarcão (2001; 2011), Schön (2000), Pérez Gómez (1995), Rausch (2008), Zeichner (2008), Sá-Chaves (2001) and Sadalla and Sá-Chaves (2008). It is evident that, despite the challenges posed to teaching practice, it is possible to become a reflective teacher who contributes to own professional growth and student learning. The quest for teaching reflexivity can find a path with many challenges and setbacks. However, in that set of teachers, school, management, and supervision, it is achievable to overcome this path and find new ways to provide an education in favor of student learning and teacher professional development.

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Author Biographies

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville - Univille

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011) e especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2012), especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (2021) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (2021) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Mestranda em Educação na linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente na UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville. Integrante do GETRAFOR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente da UNIVILLE.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019). Aposentada e professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. Atua como professora visitante, também, no PPGE da FURB e integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. É integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANPEd. 

Elzira Maria Bagatin Munhoz, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Graduada em Ciências Biológicas (PUC/PR), professora colaboradora do Programa de Mestrado em Educação e titular na graduação na Univille. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias – GECDOTE e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR.

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Published

2023-02-17

How to Cite

Felippe Oliveira, L. S., Buzzi Rausch, R., & Bagatin Munhoz, E. M. (2023). Reflexivity as a foundation for teacher professional development. Educar Mais, 7, 301–312. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3091