Olhares sobre o ensino de Entomologia durante a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3080

Palavras-chave:

Aula de laboratório, Ensino superior , Ensino remoto emergencial, Insetos

Resumo

A mudança dos métodos de ensino presencial para o ensino remoto desde o início da pandemia de Covid-19 exigiu, no campo da educação, a adaptação repentina da comunidade acadêmica à garantia da continuidade do Ensino Superior. A entomologia é a ciência que estuda os insetos, sendo um componente majoritariamente prático. Logo, as disciplinas que englobam esta ciência, normalmente, exigem a montagem e entrega de uma coleção de insetos pelos alunos, e os conteúdos curriculares contemplam aulas práticas de laboratório em que se analisam espécimes com auxílio de microscópios, lupas e chaves dicotômicas. Diante do cenário imposto pela pandemia, as aulas práticas de laboratório ficaram impossibilitadas de serem ministradas por parte dos professores de entomologia, que tiveram que se adaptar para garantir atividades pedagógicas à promoção da aprendizagem durante o ensino remoto emergencial (ERE). Desta forma, este estudo objetivou analisar a prática docente dos professores de entomologia durante a pandemia de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Para a realização deste estudo, foi aplicado um formulário do Google, transformado em uma base de dados anonimizada, considerando a prática docente de março de 2020 até maio-julho de 2022. Foi questionada a formação docente antes da pandemia; descrita a relação entre Instituição de Ensino Superior (IES) e o docente; o suporte e a capacitação durante o ERE; a cátedra docente, e as adaptações mandatórias que afetaram os professores de entomologia. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que os professores enfrentaram dificuldades e obstáculos específicos, devido à própria formação e a habitual necessidade das aulas práticas de entomologia em laboratório, com isso, os docentes tiveram que passar pelo processo de aprendizagem frente às diferentes infraestruturas tecnológicas. Os professores conseguiram atingir os objetivos didáticos/pedagógicos propostos, fazendo com que os seus alunos continuassem as suas graduações em meio a pandemia. Por conseguinte, estudo revelou a falta da disponibilidade de instrumentos de trabalho (computadores, câmeras e estúdios) e de apoio financeiro das IESs para trabalho em “home office” dos docentes. Até o momento ainda não existem tecnologias que viabilizem as aulas práticas de laboratório por meio remoto. Por fim, ficou evidente que as aulas teóricas remotas têm a sua qualidade regulada pela participação e interesse dos alunos, em síntese essa situação serviu para que as IESs desenvolvam protocolos para problemas complexos futuros.

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Biografia do Autor

Carlos Diego Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Engenheiro Agrônomo (CREA: RS234697), possui graduação sanduíche (Bacharelado) IFRS (Brasil)/Olds College (Canadá). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica no curso de Formação Pedagógica do IFSUL - área de Ciências Agrárias. Mestre em Fitotecnia (UFRGS, voto de louvor acadêmico), área de concentração: Fitossanidade. Doutorando no laboratório de etologia e ecologia química de insetos na UFRGS. Atua nas linhas de pesquisa: Identificação e monitoramento das dinâmicas espaços-temporais dos afídeos e seus inimigos naturais nos cereais. Criação massal dos afídeos e seus parasitoides e predadores.

Fernanda Kokowicz Pilatti, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas - Visconde da Graça. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (2008), Mestre em Biotecnologia (2011), Doutora em Biologia Celular e do Desenvolvimento (2016), com Pós-doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado-sanduíche na Universidade do Minho (Portugal), na área de Bioinformática. Formação técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Experiência nas áreas de Biologia Celular e Bioquímica Vegetal, Biotecnologia Agroflorestal, Bioinformática e Metabolômica.

Josué Sant’Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou no USDA (Bestsville/USA) durante seu doutorado e pós desenvolvimento de doutorado na Universidade Federal de São Carlos, SP. Atualmente é Pesquisador nível 2 do CNPq e professor titular da Faculdade de Agronomia (UFRGS). Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente em trabalhos de pesquisa relacionados ao comportamento e ecologia química de insetos.

Jonny Alex Guimarães, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestrando Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Graduado em Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e graduando em Agronomia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi bolsista do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Capes, bem como bolsista de extensão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - (FuRI - Fundação Regional Integrada) com o projeto de Cinematografia - Cinema na escola (Arte Cinematográfica: Seus Códigos e Suas Leituras). Atualmente é Professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio da URI - Erechim e no Estado do Rio Grande do Sul nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Literatura, Projetos Esportivos: Metodologia e prática e Linguagem Corporal.

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

Ribeiro dos Santos, C. D., Kokowicz Pilatti, F., Sant’Ana, J., & Guimarães, J. A. (2023). Olhares sobre o ensino de Entomologia durante a pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul, Brasil . Revista Educar Mais, 7, 124–143. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3080

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Artigos