O Cruzeiro do Sul na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3038

Palavras-chave:

Astronomia Cultural, Produção Pedagógica, Cruzeiro do Sul

Resumo

Buscando entender o cenário da Astronomia Cultural ao longo do Ensino Fundamental, no município de Bagé, conforme preconiza a BNCC, construímos um material de apoio ao professor, um curso de formação continuada e dois questionários de avaliação. Em um primeiro momento coletamos dados que ajudaram a entender a percepção prévia da temática, passando pela apresentação do material de apoio e encerrando com o segundo questionário que procura encontrar qual é a nova percepção da Astronomia Cultural entre os participantes. Embora os participantes vejam a Astronomia Cultural como um tema que é importante para ser apresentado aos alunos, eles não possuem contato com a temática ou materiais que possam auxiliar ao trabalhar com a área de estudo, o que dificulta a implementação do tema em sala de aula.

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Biografia do Autor

Andressa Melo Jacques, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Bagé/RS . Atualmente é Professor de Física da Cesar Centro de Estudo e aprendizagem.

Guilherme Frederico Marranghello, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Fez pós-doutorado no Observatoire de la Côte dAzur e no INPE. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos nas áreas de física nuclear, astrofísica, gravitação, ensino de física e ensino de astronomia. Trabalha principalmente com a Divulgação e Popularização da Astronomia coordenando o projeto Astronomia para Todos.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Melo Jacques, A., & Frederico Marranghello, G. . (2023). O Cruzeiro do Sul na sala de aula. Revista Educar Mais, 7, 108–123. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3038

Edição

Seção

Artigos