Escola moderna e seus desajustes na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2985

Palavras-chave:

Escola, Maquinaria, Michel Foucault

Resumo

O presente artigo busca empreender uma discussão sobre questões relacionadas à escola instaurada na modernidade, cuja finalidade estava direcionada a produzir os corpos necessários para atuarem na configuração social que despontava na era industrial. Ao mesmo tempo lança luzes sobre um possível desalinhamento desta instituição basilar no que se refere à escola que se desenha na contemporaneidade, cujos desajustes evidenciam uma chamada “crise da escola”, passando a constituir-se como uma maquinavaria. Agora, outros são os corpos dos quais a escola deve se ocupar para produzir subjetividades vinculadas à produtividade e à rentabilidade que imperam na racionalidade neoliberal. Em virtude destes dois movimentos, procura tencionar o conceito maquinaria escolar criado por Varela e Álvarez-Uría (1992) articulando-o com os estudos de Sibilia (2012), Laval (2019) e Masschelein e Simons (2018) para pensarmos na emergência de uma maquinavaria escolar.

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Biografia do Autor

Silvane Gema Mocellin Petrini , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Pedagogia (UFRGS) e Mestre em Educação (UFRGS). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação (Unisinos), Mestre em Educação (Unisinos) e Licenciada em Matemática (Ufrgs). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufrgs).

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Gema Mocellin Petrini , S., & Wanderer, F. (2022). Escola moderna e seus desajustes na contemporaneidade. Revista Educar Mais, 6, 1014–1028. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2985

Edição

Seção

Artigos