História da Ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma discussão com professoras dos anos iniciais em um grupo colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2928

Palavras-chave:

História da Ciência, Ensino de Ciências, Formação de professores

Resumo

Neste artigo discutimos a importância de se introduzir a História da Ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando dar voz e escutar as professoras polivalentes que estão nesse nível de escolaridade. Defendemos a posição de que o conhecimento da História da Ciência contribui sobremaneira para propiciar um ambiente mais favorável ao Ensino de Ciências nesse segmento de ensino, tendo em vista que as professoras não são especialistas e a abordagem de História da Ciência no Ensino contribui para um ensino mais humanístico e com o foco mais no processo de construção do conhecimento científico do que em conceitos complexos e tradicionais. O artigo aborda o percurso do desenvolvimento profissional docente de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Barra Mansa (RJ) que se relacionaram de forma interdependente e colaborativa com o objetivo de repensar o ensino de ciências nos anos iniciais e planejar estratégias didáticas envolvendo a História da Ciência. A formação de professores mostrou-se ser um bom caminho para que nesse contexto, a História da Ciência lançar luz sobre o significado dos conhecimentos escolares e, dessa forma, aproximar a escola do mundo vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Guimarães, Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa

Doutor em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2018). Possui graduação em Química pela Universidade de Taubaté (2015) e graduação em Ciências Biológicas-LICENCIATURA pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2010). Atualmente é professor de ciências da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, professor de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, articulador de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência no Ensino; Experimentação; Química no Ensino Fundamental.

Denise Leal de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

Referências

ALCHIN, D. How not to Teach History in Science. Journal of College Science Teaching, v. 30, n.1, 2000 p.33-37.

AYMERICH, M.I,; MARTÍNEZ, A.G.; GATICA, M. Q.;ADÚRIZ BRAVO, A. Historia, filosofía y didáctica de las ciencias : aportes para la formación del profesorado de ciências. Bogotá : Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.

BARP, E. ; KLAUTAU, F. D. ; MORAES, V. ; BELLETTATO, R. D. ; BELTRAN, M. H. R. . Formação continuada: cursos e eventos. In: BELTRAN, Maria H.R.; TRINDADE, Laís dos S. P.. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisicplinares. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 142-156.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. Algumas propostas para contribuir na formação do cidadão crítico. In: beltran, m. H.r.; trindade, l. Dos s. P.. (org.). História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares. 1ed.São Paulo: editora livraria da física, 2017, v. 1, p. 17-42.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. ; TRINDADE, L. S. P. (orgs.) História da Ciência para Formação de Professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. v. 1. 128p .

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista brasileira sobre formação docente. Belo horizonte. V.5, p. 11 a 23, jan/jul/2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

FRANCO L.G.; MUNFORD, D. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158-170, jan./abr. 2018

GATICA, M. Q.; ROSALES, S. D.; CASTILLO, H.G.C. (orgs.) Historia y Filosofía de la Ciencia: Aportes para una “nueva aula de ciencias”, promotora de ciudadanía y valores. Editorial Bellaterra Ltda, 1 edición, Santiago de Chile, 2014

GUERRA, A.; SILVA, A.P.B., orgs. História da Ciência e Ensino: Fontes Primárias e Propostas para Sala de Aula. São Paulo. Livraria da Física, 2015.

LOPES, J.G. da S.; SILVA-JÚNIOR, L.A. Estudo e caracterização do pensamento docente espontâneo de ingressantes de um curso de licenciatura em química. Ensaio pesquisa em educação em ciências, vol. 16, núm1, 2014, pp.131-148

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professor/ pesquisador. 2ª Ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006

MARCELO, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1999. 271 p.

MARQUES, D.M. Dificuldades e possibilidades da utilização da História da Ciência no Ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2010

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de Ciências: A tendência atual de reaproximação. In: Caderno Catarinense de ensino de física. n. 12, vol. 3, 1995.

MELO. L.G.; LOPES, J.G. da S. A influência e limitações da formação ambiental no exercício profissional de professores de química. I simpósio mineiro de educação química, 2011, viçosa, anais...

MINAYO, M. C. de S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cadernos de saúde pública, v. 9, n. 3, p. 237-248, 1993.

MIZUKAMI, M.G.N.; REALI, A. M. M. R.; REYES, C.R.; MARTUCCI, E.M.; LIMA, e. f. DE; TANCREDI, r.m.s.p.; E; MELL R.R. escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: ed UFSCAR, 2003.

PANTALEO Jr. M.; SAITO, F. História da Ciência na Formação de Professores: Um Diagnóstico. In: BELTRAN, M. H.R.; TRINDADE, L. dos S. P.. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 43-58.

PASSOS, C.L.B. et.al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise dos estudos brasileiros. Quadrante. Vol. 15, n. 1 e 2, 2006.

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no Ensino Superior, 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ROSA, M.I.F.P.S. A pesquisa educativa no contexto da formação continuada de professores de ciências. Tese de doutorado. Faculdade de educação, Universidade de Campinas, 2000.

ROSA, F. Desenvolvimento profissional docente: contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de ciências da rede pública de Juiz de Fora (MG). 2017. 281f. Tese. (doutorado em química) – universidade federal de juiz de fora, juiz de fora, 2017.disponível:https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6124/1/fernandabassolirosa.pdf. Acesso em 7 de jan de 2019.

SAITO, F. História da Ciência e Ensino: Em Busca de um Diálogo entre Historiadores e Educadores”. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces. 1 ed São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010, v. 1, p. 1-6.

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

Guimarães, L., & Castro, D. L. de. (2022). História da Ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma discussão com professoras dos anos iniciais em um grupo colaborativo. Revista Educar Mais, 6, 924–936. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2928

Edição

Seção

Artigos