Saberes docentes no ensino de crianças com deficiência dos Anos Iniciais: um estudo no município de Capão da Canoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2709

Palavras-chave:

Saberes docentes, Educação inclusiva, Experiência profissional

Resumo

O presente artigo aborda conteúdo sobre os saberes docentes no ensino de crianças com deficiência e tem o objetivo de compreender quais são as fontes de conhecimentos que orientam a prática pedagógica de docentes de uma escola pública do município de Capão da Canoa com alunos com deficiência. Ainda, é utilizado concepções de Maurice Tardif (2010) sobre saberes docentes para analisar e refletir acerca desse universo que compõe a prática pedagógica. A metodologia escolhida foi a qualitativa com abordagem descritiva que assume a forma de estudos causais comparativos/estudos post facto. O instrumento de coleta dos materiais foi uma entrevista semiestruturada elaborada para três docentes dos anos iniciais de uma escola regular que possuem estudantes com deficiência em suas turmas. A pesquisa revelou que uma forma das professoras buscarem por novos saberes para integrar à prática pedagógica com alunos com deficiência, está ancorada, principalmente, na experiência profissional de outros docentes, assim, o diálogo com professores que estudam sobre educação inclusiva e que trabalham na mesma escola, são uma forma de orientar a prática e originar novos saberes.

Palavras-chave:Saberes docentes; Educação inclusiva; Experiência profissional.

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Biografia do Autor

Taina Patricia Dias Messerschmitt, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Professor permanente do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

Dias Messerschmitt, T. P., & Forell, L. . (2022). Saberes docentes no ensino de crianças com deficiência dos Anos Iniciais: um estudo no município de Capão da Canoa. Revista Educar Mais, 6, 398–413. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2709

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Artigos