Emociones y afectividades: implicaciones y perspectivas en la enseñanza de la biología

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2305

Palabras clave:

Sentimientos, Aprendizaje, Relaciones interpersonales

Resumen

Aspectos emocionales y afectivos están directamente envolucrados con el proceso de enseñaza y aprendizaje. Siendo así, la investigación tuvo como objetivo la comprensión del profesorado de la Educación Básica del sistema público educativo de Iguatu-CE sobre como las emociones de los alumnos están envolucradas en el proceso de aprendizaje. Para eso se entrevistó diez profesores de Biología, siendo evaluado el contenido de sus respuestas. Los docentes informaron que varios factores interfieren en el aprendizaje de los alumnos, destacando los relacionados a las emociones y a las relaciones familiares de los estudiantes. Hay diferencias emocionales entre los alumnos de años escolares diferentes devido al proceso de madurez de los adolescentes, allá de los factores como sueño y estrés que interfieren negativamente en el aprendizaje. Acciones que contribuyan para el desarrollo emocional de los estudiantes y formaciones continuas sobre el asunto supracitado pueden ser realizadas para mejorar la evolución de los alumnos. Para que el aprendizaje de los estudiantes se vuelva cada vez más efectiva es importante que el profesor esté atento a todos los factores importantes en el proceso de enseñaza y aprendizaje, sean curriculares, pedagógicos y o emocionales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonia Railene de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2019) Pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou como monitora de Química Geral e Orgânica na UECE (2015); Monitora em Bioquímica na UECE (2016); Bolsista de extensão universitária durante o período de dois anos (2017-2018). Atuou como bolsista do projeto Mais alfabetização (2018) . Atualmente trabalha no Educar - Centro de Reforço escolar , atuando como professora de Ciências e Matemática. Atualmente é mestranda do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na área de Biotecnologia, no estudo de Química de Proteínas, com ênfase estudo de lectinas.

Aldair de França-Neto, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Professor assistente no curso de Enfermagem na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Doutor em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduação/Licênciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Atuo principalmente nos seguintes temas: Hipertensão arterial e Remodelamento vascular; Produtos naturais.

Alana Cecília de Menezes Sobreira, Universidade Estadual do Ceará - EECE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000) e mestrado (2003) e doutorado (2009) em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará . Atualmente é Professor Adjunto L da Universidade Estadual do Ceará e tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Vegetal. Desenvolve atividades de ensino em Biologia em disciplinas de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino e em Programas de Iniciação a Docência (Monitoria) e na orientação de trabalhos de conclusão de curso (Monografia). Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, compõe o corpo docente do Mestrado Profissional de Ensino de Biologia (ProfBio) da UECE e atualmente é Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica.

Bruno Edson-Chaves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura - 2008; e Bacharelado - 2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) - 2012; atualmente cursa doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo programa de pós-graduação em Botânica da Universidade de São Paulo - USP. É professor de Botânica (Assistente Nível D) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira; atuando ainda como tutor/ formador presencial de Botânica pelo curso de Ciências Biológicas UECE/UAB, na modalidade à distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal de Poales/Poaceae, atuando em três principais linhas de pesquisa: 1) Anatomia aplicada a taxonomia, 2) anatomia ecológica, 3) ontogenia de estruturas foliares. Atua ainda na área de ensino de biologia, em particular, ensino de botânica, com foco em estratégias didáticas para o ensino de botânica.

Citas

AMARAL, V. L. Psicologia da educação. Natal, RN: EDUFRN, 2007.

ANNEGUES, A. C.; PORTO-JÚNIOR, S.; FIGUEIREDO, E. Tamanho da Turma e Desempenho Acadêmico dos Universitários: evidência para a UFPB. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 50, n. 1, p. 99-124, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ee/v50n1/0101-4161-ee-50-01-0099.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 2011.

BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T. Análise do uso do celular no contexto educacional. RENOTE, v. 11, n. 1, p. 1-10, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41696/26448. Acesso em: 16 abr. 2020.

BENTO, M. C. M.; CAVALCANTE, R. S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. Educação, Cultura e Comunicação, v. 4, n. 7, 2013.

BEZERRA, M. G. C. E; GUSMÃO J. E. L.S; FERMOSELI, A. F. O. A importância da emoção no processo de consolidação da memória e da aprendizagem. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde Unit, v. 4, n. 2, p. 57, 2017.

BONATTO, A.; BARROS, C. R.; GEMELI, R. A. LOPES, T. B. FRISON, M. D. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul, RS. Anais... Caxias do Sul, RS, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501. Acesso em: 16 abr. 2021.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRAIT, L. F. R. MACEDO, M. F.; SILVA, F. B. SILVA, M. R.; SOUZA, A. L. R. A relação Professor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/40868/pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.

BUSNELLO, F. B.; SCHAEFER, L. S.; KRISTENSEN, C. H. Eventos estressores e estratégias de coping em adolescentes: implicações na aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, n. 2, p. 315-323, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v13n2/v13n2a14.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 03 fev. 2019.

CORDEIRO, M. S. A psicologia desportiva para pré-púberes de 10 a 12 anos. 2011. 12f. Artigo (Especialização em Ciência do Treinamento Desportivo) Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

COSENZA, R. M; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, M. A. A.; SILVA, F. M. C.; SILVA-SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476/3127. Acesso em: 17 abr. 2021.

COUTO, C.; SARDINHA, L. S.; AQUINO-LEMOS, V. Relações entre sono e aprendizagem em adolescentes. Diálogos Interdisciplinares, v. 7, n. 4, p. 29-33, 2018.

DESSEN, M. A.; COSTA-POLONIA, A. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf. Acesso em: 17 abr. 2021.

DURKHEIM, É. Educação e sociologia. Tradução de e Stephania Matousek. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 - (coleção Textos Fundantes de Educação).

FARIAS, Á. L. P.; MAIA, D. F.; OLIVEIRA, M. A. T. Lúdico e a afetividade no processo ensino aprendizagem. Cenas Educacionais, v. 2, n. 2, p. 25-41, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8019/5207. Acesso em: 17 abr. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, J. E. A relação entre afeto e aprendizagem: A partir do sentir e do pensar. ACTA Brasileira do Movimento Humano, v. 1, n. 1, p.1-10, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/3060/2250. Acesso em: 17 abr. 2021.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. Ed. - Porto Alegre: Penso, 2012.

LOPES, A. C. C.; GONÇALVES, E. G. A. A influência dos transtornos de ansiedade no processo de ensino–aprendizagem. Revista Científica da FEPI-Revista Científic@ Universitas, v. 7, n. 3, 2020. Disponível em: http://revista.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/767/pdf_121. Acesso em 18 abr. 2021.

MALVA, J. J. O. Neurociência: A Ciência do Cérebro. Reino Unido: The British Neuroscience Association, 2007.

MARTÍNEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola?. Em aberto, v. 23, n. 83, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

MELO-JUNIOR, W.; MARTINUCCI, B.; JÚNIOR, L. A. L. MATHEUS, S. M. M. Neurobiologia da aprendizagem escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2. CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 7. 2014, Águas de Lindoia, SP. Anais... Águas de Lindoia, SP, 2014. p. 4691-4700.

MAZER, S. M.; BELLO, A. C. D.; BAZON, M. R. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicologia da educação, n. 28, p. 7-21, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n28/v28a02.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

MEDEIROS, V.; RODRIGUES, M. J.; CAVALCANTE, C. A formação e o perfil dos professores de Biologia na cidade de Jaguaribe (Ceará, Brasil) e professores de Biologia e Geologia na cidade de Bragança (Portugal). In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO COMPARADA PARA ALÉM DOS NÚMEROS: CONTEXTOS LOCAIS, REALIDADES NACIONAIS E PROCESSOS TRANSNACIONAIS, 1. Atas... Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Secção de Educação Comparada, 2017. p. 411-418.

MENDES, D. C.; CASTELANO, K. L.; MARTINS, L. M.; ANDRADE, C. C. F. A influência da autoestima no desempenho escolar. Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/28211/1/2017_art_dcmendesklcastelano.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

OLIVEIRA-HAHN, T.; FERRARO, J. L. S. Aproximações entre as teorias de Wallon e Vygotsky no campo da educação: um olhar sobre a afetividade. Perspectiva, v. 36, n. 4, p. 1321-1337, out./dez., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n4p1321/pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

PEIXOTO, M. R.; AGUIAR, E. C. O impacto do Tamanho da Classe na Percepção de Qualidade dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior Privada Brasileira. Gestão & Planejamento-G&P, v. 19, p. 191-207, jan./dez., 2018. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/4764/3452. Acesso em: 18 abr. 2021.

PEREIRA, É. F. Sono e sonolência diurna em adolescentes do Ensino Médio. 2011. 124 f. tese (Doutorado em Educação Física) Departamento de Educação Física, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, 2011.

ROSA, M. G. O. S.; CASTRO, R. E. F. A mensuração da afetividade em sala de aula. Construção psicopedagógica, v. 25, n. 26, p. 24-33, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v25n26/04.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

SAMPAIO, A. B. A. NASCIMENTO, H. R.; BRITO, G.; CÂMARA, C. M. F.; COUTINHO, E. M. C.; LIMA, J. M. C. Processos afetivos na relação professor e aluno: reflexões sobre a mediação do psicólogo escolar. Revista Expressão Católica, v. 6, n. 1, p. 54-62, jan./jun., 2018. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2071/pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS, M.; CARVALHO, T. S. S.; DOMINGUES, I. M. C. S. Escola da Terra: formação continuada para professores da educação do campo. Itinerarius Reflectionis, v. 15, n. 2, p. 01-20, 2019.

SILVA, R. F. As emoções e sentimentos na relação professor-aluno e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem: contribuições da teoria de Henri Wallon, 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150708/silva_rf_me_assis_int.pdf?sequence=6&isAllowed=y. Acesso em: 10 abr. 2021.

TASSONI, E. C. M.; SILVA-LEITE, S. A. Um estudo sobre emoções e sentimentos na aprendizagem escolar. Comunicações, v. 18, n. 2, p. 79-91, jul./dez., 2011. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/933/603. Acesso em: 18 abr. 2021.

TASSONI, E. C. M.; SILVA-LEITE, S. A. S. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: 23ª Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu, MG. Anuário-2000 Psicologia: análise e crítica da prática educacional. Goiás: Gráfica e Editora Vieira, 2000.

TAVARES, M. R. A relação entre as emoções e os processos cognitivos na aprendizagem à luz do pensamento complexo. The ESPecialist, v. 35, n. 1, p. 28-41, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21307/15577, Acesso em: 18 abr. 2021.

VALE, L. E. L. R. VALE, E. L. R; REIMÃO, R. Sono e aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 26, p.286-290, 2009. Disponível em: <https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v26n80a13.pdf.> Acesso em: 18 abr. 2021.

WALLON, H. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.

Publicado

2021-05-29

Cómo citar

Rodrigues, A. R. de S., França-Neto, A. de, Sobreira, A. C. de M. ., & Edson-Chaves, B. (2021). Emociones y afectividades: implicaciones y perspectivas en la enseñanza de la biología. Educar Mais, 5(3), 685–699. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2305

Número

Sección

Artículos