Acoso en el ámbito de las prácticas supervisadas: entre sujetación y enseñanza aprendizaje

Autores/as

  • Thaís Borges Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Nunes de Sousa Moura Universidade Federal do Ceará
  • Rayanne Barroso Silva Universidade Federal do Ceará
  • Raquel Crosara Maia Leite Universidade Federal do Ceará
  • Erika Freitas Mota Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1927

Palabras clave:

Intimidación, El acoso sexual, Formación de profesores, Formación inicial.

Resumen

El presente trabajo tuvo como objetivo identificar la ocurrencia de acoso moral y / o sexual durante las pasantías supervisadas en la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas de una Institución de Educación Superior en el Estado de Ceará. Como técnica de recolección de datos, se utilizó un cuestionario semiestructurado a 68 estudiantes que realizaron / realizaron dicha disciplina durante el período de esta investigación. Una vez obtenidos los resultados, se notó que los internos son los que sufren las mayores tasas de casos de acoso, además de tener el mayor número de acosadores, pero también se ha demostrado que ambos sexos sufren acoso. En este sentido, esta investigación pretende propiciar un mayor debate sobre este tema y fomentar que se realicen más trabajos relacionados con el mismo, abordando el acoso dentro y fuera del contexto de la Universidad.

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Biografía del autor/a

Thaís Borges Moreira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua dissertação de mestrado tratará da Formação de professores de Biologia e a Residência Pedagógica (em andamento). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI) 

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

Rayanne Barroso Silva, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017). Atualmente, cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa aborda questões de gênero e diversidade sexual no Ensino de Ciências.

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Atualmente é docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino na Faculdade de Educação (FACED/UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Brasileira (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), em Licence de Biologie Cellulaire et Physiologie - Université de Paris XI (Paris-Sud) (1998), com Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Pós-Doutorado na Universidade de Maryland nos EUA (2015). Atualmente, é Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET-MEC-SESu-Biologia-UFC. Professora dos Programas de Pós Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSIS) e de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2020-09-24

Cómo citar

Moreira, T. B., Moura, F. N. de S., Silva, R. B., Leite, R. C. M., & Mota, E. F. (2020). Acoso en el ámbito de las prácticas supervisadas: entre sujetación y enseñanza aprendizaje. Educar Mais, 4(3), 624–641. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1927

Número

Sección

Artículos