Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.46-57.1612Palabras clave:
Tensão regional, centralidade, forma urbana.Resumen
A pesquisa intitulada “Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: UM ESTUDO COMPARATIVO” discute a possibilidade de influência que o sistema regional pode ter sobre as formas urbanas que as cidades tendem a assumir. Foram utilizados os casos de duas regiões metropolitanas gaúchas: a de Santa Maria (RMSM) e a da Serra Gaúcha (RMSG), composta por municípios de formas e de estruturas urbanas bastante distintas entre si. Busca-se ilustrar que as formas urbanas e seu respectivo crescimento podem ser impulsionados tanto por forças internas existentes nas cidades, tanto pela sua própria localização nessa região. A pesquisa é realizada por meio de um roteiro metodológico analisado em três períodos de tempo, assim os instrumentos desenvolvidos foram, anteriormente, aplicados em um estudo na RMSM e no momento está sendo aplicado na RMSG e devido ao seu desenvolvimento já podem ser comparados os estudos obtidos. Diante disso, o estudo comparativo fundamenta-se nos resultados parciais alcançados nas etapas de verificação espacial e estatística, que proporcionaram o levantamento de dados das estruturas internas das cidades, a elaboração de uma base cartográfica e a construção de um conjunto de tabelas que apresentam os municípios e as variáveis analisadas. Outro aspecto de análise essencial para essa correlação é a influência da centralidade, enquanto tensão geradora na região metropolitana a qual está inserida. Por isso, também se apresenta o cálculo do valor de centralidade de ambas as regiões em estudo, executado a partir do software Numeropolis, e um comparativo dos valores alcançados. Com a pesquisa em andamento, os próximos passos do roteiro metodológico encontram-se em desenvolvimento, e sabe-se que estes são de extrema importância para compreender o quanto de fato a região é explicativa das interações espaciais existentes no sistema considerado. A análise de uma região metropolitana relativamente nova mostra-se necessária para o entendimento dos fatores que contribuem para sua formação além de os resultados alcançados mostrarem-se potenciais auxiliares para o desenvolvimento da região. Com isso, constitui-se também um campo interessante e de extrema importância no meio cientifico, conscientizando a comunidade acadêmica acerca do material disponível e do que ainda pode ser desenvolvido para exercer o planejamento urbano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.