HORA DO CONTO: CONTAR, ENSINAR E (RE) ENCANTAR
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.718Abstract
Os contos fazem parte do imaginário infantil sendo significativo trabalhar essa ideia no Curso Normal, pois se entende que futuros professores têm a condição sine qua non de trabalhar a imaginação e criatividade a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Partindo dessa premissa, o presente projeto vem compartilhar uma experiência pedagógica desenvolvida com os alunos do 2º ano do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde. O trabalho tinha o intuito de refletir sobre as práticas de leitura e a hora do conto na sala de aula; construir o painel de exposição das produções das crianças a partir das histórias contadas pelos alunos do Curso Normal; Contar histórias para os alunos da educação infantil e anos iniciais, bem como, buscar o trabalho colaborativo das professoras titulares mediante a aplicação da ficha de acompanhamento atividades sobre as histórias. O trabalho foi organizado, mediante, a construção de um painel para expor os trabalhos das crianças a partir das histórias contadas pelos alunos do Curso, confecção de fantoche, palitoche, dedoche. Dessa forma, o contar histórias agregou não apenas os clássicos infantis, mas que abordassem temas relativos a valores e habilidades vivenciados pelas crianças e, também, a cultura regional. Nesse sentido, foi realizada hora do conto desde e educação infantil aos anos iniciais de nossa escola com as mais variadas formas de proporcionar a interação das crianças. Após a hora do conto, busca-se um trabalho colaborativo com as professoras titulares através do preenchimento de uma ficha de aplicação. Em outro momento, os alunos do Curso realizaram questionário com os alunos dos anos iniciais quanto a prática de leitura. O projeto não ficou restrito ao âmbito da escola, alçando voo, criamos a hora do conto itinerante em outras escolas do nosso município, incluindo, também, a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O trabalho desvelou, a necessidade da reflexão de práticas pedagógicas inovadoras resgatando a hora do conto num momento alegre e agradável, da mesma maneira, criar desde a tenra idade o hábito de leitura.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.