A LUZ DO LIXO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.701Abstract
Partindo da observação da rede elétrica da empresa CRVR na BR 290, com energia gerada a partir do lixo em nosso município, iniciou-se o projeto A LUZ DO LIXO. Os alunos assistiram ao vídeo DE ONDE VEM A ELETRICIDADE, em um debate sobre os recursos naturais e a importância de sua preservação. O próximo passo foi o gênero textual reportagem com a história do lixo na cidade de Minas do Leão, a rotina da empresa, o trajeto dos caminhões e a quantidade de resíduos que trazem de outras cidades, observando o mapa do Estado, buscando localizar os 140 municípios que estão nesse processo. Lançamos na escola a campanha do LACRE SOLIDÁRIO, distribuindo uma garrafa pet para cada turma para que as garrafas com lacres sejam trocadas por uma cadeira de rodas, contemplando a inclusão. Depois os alunos conheceram o esquema que torna o lixo em energia, compreendendo o que é gás metano, seus efeitos na natureza e os benefícios do biogás. Realizaram a experiência com vinagre e bicarbonato de sódio para a comprovação da existência do gás. Participaram de uma palestra com um estudante de física da PUC que falou sobre os tipos de energia que existe e construiu com os alunos um gerador mecânico feito com um DVD velho para simular a ação da “queima” do biogás, para que os alunos compreendessem que existe um processo para a obtenção do produto final. Com o apoio da nutricionista da escola, conheceram o valor nutricional daquilo que jogamos fora, das cascas dos alimentos, realizando duas oficinas culinárias de aproveitamento integral dos alimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa CRVR e como funciona a usina de biogás. Os alunos aprenderam também, a fazer cartões com papel reciclado, e um terrário em uma lâmpada queimada, símbolo do nosso projeto. Por fim, construíram uma maquete, com um gerador mecânico, simulando a energia para uma cidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.