LEITURA NA ZONA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.692Abstract
A escola Carmosina Vaz Guimarães localizada no interior do município de Piratini, aproximadamente setenta e oito quilômetros da sede. O desenvolvimento desse projeto ocorreu desde a implantação da escola e recebeu essa denominação ”Leitura na zona rural” com a implantação do ensino médio politécnico, na disciplina de seminário integrado. Existe uma dificuldade maior ao acesso aos materiais escritos, devido a distância das bibliotecas, número reduzido de exemplares na escola e a toda as situações nas quais estão envolvidos (as) as pessoas e os alunos que vivem na zona rural. O grupo realizou entrevistas com os alunos da escola e criou página na rede social para registrar depoimentos dos alunos que leem. A intenção é incentivar e de certa forma revelar a importância da leitura. O que norteia o trabalho é a leitura, interpretação e redação. Pensamos que o aluno precisa passar pela escola durante muito tempo, mas na zona rural devido às condições de transporte, clima, distâncias a serem percorridas entre outros motivos esse tempo ainda é menor e necessita construir seu conhecimento, encontrar uma razão que fundamente sua permanência na escola. Deste modo, nossa meta imprescindível é que ao ler um texto ele seja capaz de ir além da decodificação das letras, do que está escrito, do que está subentendido nas entrelinhas, tal qual a intenção do autor e outros aspectos visando tornar-se um leitor crítico para que desenvolva a capacidade de ler o mundo, a realidade que o cerca e tudo o que vem “tecido” na estrutura de um texto. Existe resistência de alguns em relação a leitura , embora tendo alunos de faixa etária menos elevada, em idade normal ou condizente com o ano que estão cursando nunca leu um livro sem “figura” (ilustração) e com um número maior de páginas. Solicito que leiam um livro em cada trimestre, ao final terão lido ao menos três livros, uns desenvolvem o hábito da leitura e procuram ler jornais, outras obras e descobrem o inesgotável universo dos livros modificando sua maneira de enxergar e interagir com o meio em que estão inseridos, como perceber-se em diversas obras de Paulo Freire e histórias. Por outro lado se não derem prosseguimento a leiturização, passam, a saber, que são capazes de ler, pois já experienciaram, não são mais os mesmos que entraram no ensino médio, algum conhecimento foi atrelado à teia de relações da qual inerentemente todos nós fazemos parte. Aproveitando um link com o lema da escola que é de olho na terra, no homem e no futuro validar o respaldo que os pais firmam em relação à escola. Um novo capítulo desta história em que os filhos não reproduzem a ausência de leitura, escrita, formação dos pais, porém sem afastar-se de seu nicho ou meio. O projeto está agora no momento de buscar doações de livros para a biblioteca e para o posto de saúde que funciona uma vez por semana. O intuito do grupo é promover a leitura e de forma efetiva.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.