Reciclar, Recriar E Transformar Para Brincar na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.640Abstract
Introdução: O presente trabalho tem por finalidade conscientizar e sensibilizar os alunos para que ajam de modo responsável mediante a preservação do meio ambiente, reciclando, reaproveitando e reutilizando materiais. Por isso, pensou-se em uma prática diferenciada, onde o reconhecimento da transformação de matérias recicláveis em brinquedo remete a criança a um reconhecimento de suas potencialidades criadora e criativa, salientando a importância da reciclagem e de alguns materiais que podemos reutilizar no nosso cotidiano.
Objetivo: Proporcionar uma reflexão sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, através da transformação de materiais
recicláveis em brinquedos.
Métodos e Materiais: Durante este trabalho utilizamos diversos materiais,
como: caixas de leite, garrafas pet, jornais, revistas, rolos de papel higiênico, tampinhas, caixas de papelão em geral, balões, lãs, copinhos de iogurte, entre outros. Os métodos foram diversificados: observação dos materiais, reconhecimento e informações sobre o tempo de decomposição através de vídeos, revistas e livros, confecção de lixeiras para separação do lixo de forma seletiva a fim de que se possa reciclar o material e transformá-lo em brinquedos, e, por fim, confecção de diversos brinquedos.
Resultados: Analisando os dados deste trabalho, constatou-se que a utilização de oficinas práticas durante as aulas tornou o processo de aprendizagem mais prazeroso e consciente sobre o desperdício de materiais. Assim, foram adquiridos conceitos e práticas sustentáveis na vivência escolar e no cotidiano dos alunos.
Conclusão: Conclui-se que houve bastante participação e interesse das
crianças durante a realização do trabalho e uma aprendizagem verdadeira, pois os mesmos envolveram-se de forma prática nas atividades e sentiram-se felizes ao ver os trabalhos feitos por eles mesmos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.