Articulated animals: a maker activity for early elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4070

Keywords:

Maker culture, Elementary School, Creativity, Mathematics, Geometry

Abstract

This article is the result of one of the instructional activities of the Program for Articulation between Undergraduate and Graduate Studies at the Federal University of Ceará. Its aim is to present a maker activity for teaching mathematics, which can be applied in the early years of elementary education. This activity was developed during a maker workshop with seven students from the Pedagogy program and culminated in the construction of articulated animals using low-cost materials. Thus, this work is qualitative in nature, and its data were collected from records of the artifacts built and observations of the students' dialogues during the creative process. Regarding the results, it was found that the maker activity prompted reflections on its possibilities for teaching geometry in the first and second grades of elementary school. The participants also had the opportunity to learn about the main aspects of maker culture and reflect on how it can be applied in the classroom in an interdisciplinary way.

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Author Biographies

Josiane Silva dos Reis, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (PPGECM). Mestra em Docência no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Didática da Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Pesquisadora na área de educação matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), . Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED)(2014-2015). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor associado de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem; (2) Física (Ensino Médio) e Ciências (Educação de Jovens e Adultos) para pessoas com deficiência visual; (3) Análise de Erros. Professor dos programas de pós-graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e da Faculdade de Educação da UFC.

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Published

2024-12-02

How to Cite

Silva dos Reis, J., Costa dos Santos, M. J., & Carvalho Brandão, J. (2024). Articulated animals: a maker activity for early elementary school . Educar Mais, 8, 678–688. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4070