Animales articulados: una actividad maker para los primeros años de la educación primaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4070

Palabras clave:

Cultura maker, Educación Primaria, Creatividad, Matemáticas, Geometría

Resumen

Este artículo es resultado de una de las acciones de tutoría del Programa de articulación entre pregrado y posgrado de la Universidad Federal de Ceará. Su objetivo es presentar una actividad maker para la enseñanza de matemáticas, que puede trabajarse en los primeros años de la Educación Primaria. Esta actividad se desarrolló durante un taller maker realizado con siete estudiantes del curso de Pedagogía y culminó con la construcción de animales articulados utilizando materiales de bajo costo. De esta manera, este trabajo tiene una naturaleza cualitativa y sus datos fueron recogidos a partir de los registros de los artefactos construidos y de las observaciones de los diálogos de los estudiantes durante el proceso creativo. En cuanto a los resultados, se constató que la actividad maker realizada suscitó reflexiones sobre sus posibilidades para la enseñanza de geometría en el primer y segundo año de la Educación Primaria. Los participantes también tuvieron la oportunidad de conocer los principales aspectos de la cultura maker y reflexionar sobre cómo puede trabajarse en el aula de forma interdisciplinaria.

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Biografía del autor/a

Josiane Silva dos Reis, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (PPGECM). Mestra em Docência no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Didática da Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Pesquisadora na área de educação matemática.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), . Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED)(2014-2015). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor associado de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem; (2) Física (Ensino Médio) e Ciências (Educação de Jovens e Adultos) para pessoas com deficiência visual; (3) Análise de Erros. Professor dos programas de pós-graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e da Faculdade de Educação da UFC.

Citas

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Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Silva dos Reis, J., Costa dos Santos, M. J., & Carvalho Brandão, J. (2024). Animales articulados: una actividad maker para los primeros años de la educación primaria. Educar Mais, 8, 678–688. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4070

Número

Sección

Artículos