Professional and Technological Education in Brazil: brief historical path to the IFRJ Campus Niterói

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4009

Keywords:

Professional and Technological Education, Narrative literature review, IFRJ Niterói campus

Abstract

Considering the centuries-old existence of Professional and Technological Education (EPT) in Brazil, whose contextualization takes place in a mobile scenario of organization, reorganization and expansion over time, and the relevance of the Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ) for the region that surrounds it, this work aims to recover the historical context that led to the construction and consolidation of the IFRJ, focusing on the Niterói campus, by tracing a brief trajectory of the EPT in Brazil. Thus, starting from a narrative literature review, which is characterized by the broad description of a pre-determined subject, in a quick and non-systematized manner, this study is structured based on two historically interrelated contexts: a) The principle of EPT: education and work in colonial and imperial contexts and b) The Federal Institute of Rio de Janeiro: creation, consolidation and current portrait of the Niterói campus.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valdineia Gomes das Chagas, Instituto Federal Fluminense - IFF / Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Especialista em Gestão e Normas Educacionais pela Faculdade Descomplica e em Saúde Coletiva pelo Instituto de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo (IESES). Licenciada em Artes Visuais também pelo IESES e em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como servidora pública do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense - IFF

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia de Pesquisa. 

References

BRASIL. Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Vídeo institucional comemorativo dos 110 anos da Rede Federal (1909-2019). Conif, [s. l.], 2019. Disponível em: https://portal.redefederal.org.br/. Acesso em: 5 jan. 2024.

BRASIL. Decreto-Lei n. 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1942]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1997]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [2004]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Decreto n. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Creia nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1909]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 10 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova, organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1937]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/l0378.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 6.545, de 30 de junho de 1978. Dispõe sobre a transformação das Escolas Técnicas Federais de Minas Gerais, do Paraná e Celso Suckow da Fonseca em Centros Federais de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1978]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6545.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1994]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8948.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [2008]. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.

BRASIL. Linha do Tempo: Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. MEC, [s. l.], 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/linha.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF: MEC, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRASIL. Portaria MEC n. 646, 14 de maio de 1997. Regulamenta a implantação do disposto nos artigos 39 a 42 da Lei Federal nº 9.394/96 e no Decreto Federal nº 2.208/97 e dá outras providências (trata da rede federal de educação tecnológica). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1997]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PMEC646_97.pdf. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: concepções e diretrizes. Brasília, DF: MEC, [2010]. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 mar. 2024.

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

CAMINHO NIEMEYER. Niterói, [s. l.], 2023. Disponível em:

http://caminhoniemeyer.niteroi.rj.gov.br/#prettyPhoto. Acesso em: 11 set. 2023.

CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v26n1/v26n1a06.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024.

CIAVATTA, Maria; SILVEIRA, Zuleide Simas da. Celso Suckov da Fonseca. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro, RJ: LPP/UERJ, 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). Dados institucionais do IFRJ. Rio de Janeiro, RJ: IFRJ, 2022. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/institucional/sobre-instituto-federal-rio-janeiro-ifrj. Acesso em: 3 jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). O Instituto Federal do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão. Rio de Janeiro, RJ: IFRJ, 2023. Disponível em: https://www.ifrj.edu.br/instituto-federal-rio-janeiro-complexo-alemao Acesso em: 15 mar. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). Plano Estratégico de 2017 a 2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: IFRJ, 2017a. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/Planejamento/ifrj-planejamento-estrategico-aprovado-20171222_1.pdf. Acesso em: 18 abr. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ). Projeto de Implantação do IFRJ Campus Niterói (PIC). Niterói, RJ: IFRJ, 2017b.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Dados censitários do Município de Niterói. IBGE, [s. l.], 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/niteroi.html. Acesso em: 7 jan. 2024.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí, SP: Paco, 2016.

MOURA, Dante Henrique; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

NITERÓI. Lei n. 3.021, de 13 de março de 2013. Autoriza o Poder Executivo a doar terreno de propriedade do Município ao IFRJ para instalação de edifício público de ensino. Niterói, RJ: Câmara Municipal de Niterói, 2013. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rj/n/niteroi/lei-ordinaria/2013/303/3021/lei-ordinaria-n-3021-2013-autoriza-o-poder-executivo-a-doar-terreno-de-propriedade-do-municipio-ao-ifrj-para-instalacao-de-edificio-publico-de-ensino. Acesso em: 13 abr. 2024.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, Eliezer. (org). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: Fundação Santillana; Moderna, 2011.

RAMOS, Marise. História e Política da Educação Profissional. 1. ed. Curitiba: IFPR-EAD, 2014. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: (1930/1973). 40. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SANTOS, Deribaldo. Educação e precarização profissionalizante: crítica à integração da escola com o mercado. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Lukács, 2017.

SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. (org.). 500 anos de educação no Brasil. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.

Published

2024-08-08

How to Cite

Gomes das Chagas, V., & Soares de Oliveira, T. (2024). Professional and Technological Education in Brazil: brief historical path to the IFRJ Campus Niterói. Educar Mais, 8, 493–512. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4009