Formação docente para competência digital no ensino remoto: um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3125

Palavras-chave:

Competências Digitais, Formação Docente, Ensino Remoto

Resumo

Este trabalho é um estudo de natureza bibliográfica que versa sobre a formação docente e competência digital no contexto do ensino remoto. O presente trabalho visa desenvolver uma pesquisa sobre formação docente para competência digital para o ensino remoto, examinando os documentos selecionados a partir de um estudo bibliográfico, desse modo, uma análise sobre as competências digitais no ensino remoto, em artigos nacionais. Nos procedimentos metodológicos, foi realizado uma pesquisa de literatura no período de 2013 a 2021 no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Após o levantamento dos dados foi possível identificar 116 artigos para análise dos títulos, resumo e das palavras-chave, e apenas 10 artigos foram selecionados para análise. Os estudos apresentaram como resultado, uma leve melhoria da prática docente no uso das tecnologias digitais, todavia, os professores precisam avançar no quesito criação e construção de suas próprias tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ribeiro Neto, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Linguagens, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Ensino de Xadrez e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela faculdade Única de Ipatinga. Licenciado em Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é Professor de Lab. de Informática da Rede Municipal de Educação de Pentecoste - Ce e Coordenador Setorial (região litoral oeste) do Programa Esporte em 3 Tempos da Secretária da Juventude e Esporte do Estado do Ceará. Tem experiência também em educação a distância (tutor e elaboração de projeto de curso online). É autor do projeto de curso online: Ética Profissional e Relações Interpessoais no Trabalho, na disciplina de Metodologia, Gestão e Projetos, do Curso de Especialização em EAD da UECE; implementação de curso no Moodle, na disciplina Ambiente Virtual de Aprendizagem, do curso de graduação em computação da UECE.

Antônia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente, é professora efetiva de História da Rede Pública Estadual do Ceará.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional. Atualmente sou Secretário de Educação de Sobral-CE.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1.2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/

emrede/article/view/621. Acesso em 20 de nov. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, MEC, 2017 Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> acesso em 27 de Junho 2019.

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, v.25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Disponível em http//pne.mec.gov.br acesso em 22 de dezembro de 2022.

BEHAR, Patrícia; SONEGO, Ana. Competências digitais docentes para m-learning com foco na educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, 2022. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/17258. Acesso em: 19 out. 2022.

BENEDET, M. Competências digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da Educação Básica. Tese (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde. Santa Catarina. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em set. 2022.

_______. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://educacaoconectada.mec.gov.br/#o-programa. Acesso em: 9 out.2022.

FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of Frameworks. Sevilla: JRC

IPTS, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais. IDEB: Resultados. Brasília, DF, 2021 [acesso em: 27 abril 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e indicadores/ideb/resultados

LIMA, D. D. C. B. P.; BATISTA, T. C. DA S. Plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação: trajetória e desafios para a formação dos jovens da educação básica. EccoS – Revista Científica, n. 36, p. 85–101, 25 mar. 2015.

LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (Online). 2018. Disponível em: <https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf>. Acesso em: 10 de nov. 2022.

MACHADO, Letícia. Competências digitais no ensino remoto: Novos Desafios para a Formação Docente. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.10, n.2, 2021.

OLIVEIRA, C.; MOURA. S. P.; SOUSA, E. R. Tic’s na Educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, p. 75-95, 2015.

REDECKER, C. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. (Online). 2020. Disponível em: <https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eurscientific-and-technical-research-reports/european-framework-digital-competence-educatorsdigcompedu>. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA, K. K. A. D.; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: Uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, p. e209940, 2019.

SILVA, D. de Morais; SANTANA, Rogério J.; VASCONCELOS, Herbert Lima. Formação docente para o desenvolvimento de recursos educacionais digitais: uma revisão sistemática da literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5657. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5657. Acesso em: 20 nov. 2022.

SILVA, Kátia; BEHAR, Patrícia. Competências digitais na educação: Uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, EdUFMG, 2019.

SOUSA, A. S. de; OLIVEIRA, G. S. de; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Edição v. 20 n. 43 (2021): Cadernos da Fucamp

YAMAKAWA, Eduardo Kazumi et al. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transformação, v. 26, p. 167-176, 2014.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Ribeiro Neto, J., Prado Pinto, A. C., & Lima Vasconcelos, F. H. (2023). Formação docente para competência digital no ensino remoto: um estudo bibliográfico. Revista Educar Mais, 7, 489–505. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3125

Edição

Seção

Artigos